Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

Esposende poupa 48 mil euros num semestre em iluminação pública

O Município de Esposende poupou, no primeiro semestre de 2016, cerca de 48 mil euros em iluminação pública, graças à implementação de um programa de eficiência energética, informou hoje a Câmara Municipal.

Esposende poupa 48 mil euros num semestre em iluminação pública
Notícias ao Minuto

13:02 - 28/09/16 por Lusa

Economia Autarquia

Em comunicado, a Câmara acrescenta que aquela poupança, na ordem dos 13%, resultou da primeira fase de remodelação da rede de iluminação pública, que ficou concluída no início do ano e se traduziu na colocação de mais de um milhar de luminárias de tecnologia LED e de vapor de sódio de alta pressão, num investimento que rondou os 384 mil euros.

"Nesta primeira fase, mais de 70% dos novos equipamentos colocados foram de tecnologia LED, que é mais eficiente e garante maior autonomia energética e durabilidade, o que tem permitido a religação gradual das luminárias que tinham sido desligadas em 2011 ao abrigo do Plano de Gestão Sustentada da Energia implementado pelo Município", refere o comunicado.

Acrescenta que, a curto prazo, está previsto o início de uma nova fase de beneficiação da rede de iluminação pública, com a substituição gradual das armaduras abertas ainda existentes por armaduras fechadas e com a eliminação total das lâmpadas de mercúrio da rede.

Para a realização destes trabalhos, foi efetuada, em todo o concelho, a inventariação dos pontos que carecem de beneficiação, sendo que o processo terá início "logo que estejam reunidas todas as condições por parte da EDP e do Município".

O comunicado sublinha que o Município, sempre que efetua alguma obra no concelho que implique a colocação, deslocação ou substituição de colunas de iluminação pública, tem optado pela iluminação de tecnologia LED ou de vapor de sódio de alta pressão de 100W.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório