Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Lisboa cai, com Navigator e Galp em baixa e Pharol em novo máximo

O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, estava hoje em baixa, com as ações da Navigator e Galp a caírem mais de 1,46% e as da Pharol a subirem para um novo máximo dos últimos seis meses.

Lisboa cai, com Navigator e Galp em baixa e Pharol em novo máximo
Notícias ao Minuto

09:48 - 15/09/16 por Lusa

Economia Bolsas

Cerca das 9h10 em Lisboa, o PSI20 estava a descer 0,26% para 4.539,51 pontos, com nove 'papéis' a desvalorizarem-se, oito a subirem e um inalterado, depois de em 27 de junho ter terminado a sessão no mínimo de sempre de 4.260,13 pontos.

As ações da Navigator e da Galp Energia lideravam as perdas, estando a cair 1,66% para 2,605 euros e 1,46% para 12,12 euros.

Os 'papéis' da NOS e da ALtri eram outros dos que maiores decréscimos registavam, estando a cair 1,07% para 5,927 euros e 0,97% para 3,152 euros.

No outro extremo, as ações da Pharol liderarem os ganhos, estando a subir 1,64% para 0,248 euros, um novo máximo dos últimos seis meses, seguidas pelas do BCP, que estava a subir 1,12% para 0,018 euros.

Na terça-feira foi noticiado que a Pharol, ex-Portugal Telecom SGPS, aceitou pagar 1,25 milhões de dólares (cerca de 890 mil euros) ao regulador do mercado dos Estados Unidos por uma multa relacionada com a exposição da empresa ao Grupo Espírito Santo.

A informação consta no portal na Internet da Securities and Exchange Commission (SEC) e deve-se a falhas de informação da Portugal Telecom quanto à "natureza e extensão do risco de crédito envolvido nos seus investimentos em instrumentos de dívida emitidos por empresas do conglomerado português Grupo Espírito Santo".

A investigação do regulador norte-americano concluiu, segundo o mesmo comunicado, que a informação disponibilizada em 2013 pela Portugal Telecom aos seus investidores "tinha várias falhas", o que os impediu de "percecionarem os riscos do investimento da empresa em papel comercial do Grupo Espírito Santo".

A investigação da SEC fala ainda dos insuficientes controlos internos da empresa então liderada por Henrique Granadeiro e Zeinal Bava.

Quanto à multa, refere a nota que a Portugal Telecom aceitou pagá-la "sem admitir ou negar as conclusões" da investigação da SEC, que foi feita em articulação com os reguladores portugueses e brasileiros, Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM) e Comissão dos Valores Mobiliários.

Na Europa, as principais bolsas estavam hoje de manhã em baixa, depois de Wall Street ter terminado em baixa na quarta-feira e apesar da subida do preço do petróleo.

Os investidores vão estar atentos à evolução do preço do petróleo e a um leilão do Tesouro espanhol de dívida de longo prazo, no dia do oitavo aniversário da falência do banco de investimento Lehman Brother, que desencadeou a maior crise financeira desde o 'crash' de 1929.

Em Nova Iorque, a bolsa de Wall Street terminou em baixa na quarta-feira, com o Dow Jones a cair 0,18% para 18.034,77 pontos, depois de ter subido em 15 de agosto até aos 18.636,05 pontos, o nível máximo desde que foi criado.

O barril de petróleo Brent, para entrega em novembro, abriu hoje em alta, a cotar-se a 46,18 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 0,50% do que no encerramento da sessão anterior.

A nível cambial, o euro abriu em baixa no mercado de divisas de Frankfurt, a subir para 1,1246 dólares, contra 1,1249 na quarta-feira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório