Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

BCE "irá fazer mais" se governos não agirem

O Banco Central Europeu (BCE) pode ser forçado a reforçar os programas de estímulo monetário se os governos não conseguirem dinamizar as economias, disse hoje Benoît C(ce)uré, um dos membros do conselho de administração.

BCE "irá fazer mais" se governos não agirem
Notícias ao Minuto

18:21 - 23/08/16 por Lusa

Economia Benoît C(ce)uré

"Se não há muita coisa a acontecer do lado das reformas estruturais, se não há muito a acontecer na frente orçamental... Então, o BCE irá fazer mais", afirmou C(ce)uré numa conferência hoje em Genebra, segundo noticiou a Bloomberg.

O conselho de administração do BCE reúne-se a 08 de setembro, depois de ter decidido não tomar novas medidas no último encontro, em julho, semanas depois do referendo no Reino Unido que ditou a saída do país da União Europeia.

Com mais informação económica que ficará disponível no início de setembro, alguns analistas esperam que o presidente do BCE, Mario Draghi, anuncie novas medidas.

Em julho, Draghi afirmou que o BCE está "pronto, com vontade e em condições" de intervir se necessário.

No entanto, hoje Benoît C(ce)uré alertou que "quanto mais [o BCE] faz, mais efeitos colaterais se vão materializar".

As taxas de juro na zona euro têm estado negativas desde 2014, apesar de o BCE ter injetado milhões de euros como forma de estimular os mercados, nomeadamente através do programa de compra de dívida pública e privada num montante de 80 mil milhões (o chamado 'quantitative easing') e da concessão de crédito mais barato aos bancos numa tentativa de injetar dinheiro no sistema financeiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório