Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Quatro em cada dez novos contratos em Espanha com duração até um mês

Quatro em cada dez novos contratos laborais subscritos em julho (37,5 por cento do total) em Espanha tinha uma duração igual ou inferior a um mês, de acordo com o Serviço Público de Emprego Estatal (SEPE).

Quatro em cada dez novos contratos em Espanha com duração até um mês
Notícias ao Minuto

22:06 - 20/08/16 por Lusa

Economia SEPE

Durante o mês de julho foram celebrados mais de 1,7 milhões de novos contratos, dos quais só cerca de 88.400 tinham uma duração indefinida, o que significa que 95 por cento eram temporários.

A elevada temporalidade é uma das características do mercado laboral espanhol, muito influenciado pela componente estatal, em que os novos postos de trabalho são fundamentalmente emprego assalariado a tempo completo criado por empresas privadas do setor dos serviços, com duração determinada e repartido quase por partes iguais entre homens e mulheres.

Esta é a imagem que mostra a população ativa em Espanha, segundo o Instituto Nacional de Estatística espanhol, onde seis em cada dez novos ocupados que encontraram trabalho no segundo trimestre do ano eram assalariados com contrato eventual.

Do total de trabalhadores no ativo em Espanha (mais de 18,3 milhões), dois em cada dez são temporais (3,9 milhões) e desses 43.500 têm contratos de um dia, que representam 1,1 por cento do total dos temporários e que duplicaram em relação a 2008.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório