Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

E os mais ricos estão outra vez...mais ricos. Américo Amorim lidera

Só as três primeiras fortunas somam 6,5 mil milhões de euros.

E os mais ricos estão outra vez...mais ricos. Américo Amorim lidera
Notícias ao Minuto

05:56 - 28/07/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Exames

A fortuna dos 25 mais ricos equivale a 8,3% do PIB nacional. Trocando por miúdos, quanto é que isso vale? 15 mil milhões de euros, batendo o valor de 2015 (14,7 mil milhões) e de 2014 (14,3 mil milhões).

Vamos ao ranking dos mais ricos. Américo Amorim mantém-se como o homem mais rico de Portugal e segue a tendência geral – está ainda mais rico este ano, com uma fortuna avaliada em 3,1 milhões (em 2015, tinha 2,5 mil milhões). O aumento da fortuna é reflexo da performance da Galp Energia em bolsa

Em segundo lugar surge outro peso pesado dos negócios, Alexandre Soares dos Santos. O dono da cadeia de supermercados Pingo Doce também viu a sua fortuna crescer dois mil milhões, atingindo os cerca de 2,1 mil milhões de fortuna.

Na terceira posição encontramos a família Guimarães de Mello, que este ano destrona Belmiro de Azevedo do 'top três'. Esta família tem uma fortuna avaliada em 1,2 mil milhões de euros, com os investimentos no Grupo José de Mello, Brisa, CUF e Efacec.

Belmiro de Azevedo perde 250 milhões e cai para o quarto lugar. Já foi o homem mais rico do país, mas agora está em quarto lugar. A sua fortuna bolsista desceu 250 milhões para 1.150 milhões de euros. A evolução das suas empresas em bolsa não lhe tem sido favorável, refere a revista Exame, responsável pelo ranking. 

Quanto à mulher mais rica do país, a angolana Isabel dos Santos continua firme no top 10  e sem qualquer concorrência no feminino. Isabel dos Santos é a única detentora de cerca de 10% da Sociedade Francisco Manuel dos Santos, dona da Jerónimo Martins, sobe do nono para o oitavo lugar do ranking deste ano, com uma fortuna de 545,5 milhões de euros. Também está mais rica face ao ano anterior (448 milhões de euros em 2015 e 429 milhões de euros em 2014).

Em quinto, sexto, sétimo, nono e décimo lugar estão António da Silva Rodrigues, a família Alves Ribeiro, Fernando Campos Nunes, Fernando Figueiredo dos Santos e Dionísio Pestana, respetivamente. 

Este é o 12.º ano que a publicação económica Exame divulga o estudo sobre os milionários do país.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório