Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 12º MÁX 26º

Recapitalização e resolução foram "momentos difíceis" para a Rentipar

A Rentipar, acionista histórica do Banif, teve na recapitalização pública do banco em 2013 e na resolução do mesmo no final de 2015 os seus "momentos mais difíceis", disse hoje um administrador do grupo.

Recapitalização e resolução foram "momentos difíceis" para a Rentipar
Notícias ao Minuto

18:55 - 25/05/16 por Lusa

Economia Banif

Fernando Inverno está a ser ouvido esta tarde na comissão parlamentar de inquérito sobre o Banif enquanto representante da Rentipar, entidade presidida por Teresa Roque, filha do fundador do Banif, Horácio Roque.

"A Rentipar conheceu o momento mais difícil da sua história quando o banco teve de ser recapitalizado com apoio público [no começo de 2013]. Foi aí que incidiu o maior problema e o maior impacto na Rentipar", vincou o responsável.

A diminuição da participação da Rentipar no Banif "gerou prejuízo logo naquele momento", mas depois houve a "esperança" de que o banco pudesse melhorar, nomeadamente com o evoluir das suas ações em bolsa e também do contexto económico e financeiro internacional.

"O segundo momento [mais difícil] terá acontecido na resolução do banco", diria posteriormente Fernando Inverno aos deputados da comissão parlamentar de inquérito.

A audição de Fernando Inverno decorre sem recolha de imagens e vídeos, tendo o administrador da Rentipar pedido a reserva de imagem para que não houvesse fotografias e transmissão em vídeo da sua presença na comissão de inquérito.

Em 2003, a Rentipar - à época detida maioritariamente por Horácio Roque - passou a deter o controlo direto do capital do Banif, na sequência da oferta pública de aquisição.

Após a injeção de 1,1 mil milhões de euros do Estado no banco, a posição da 'holding' mudou: o Estado ficou então dono de 99,2% das ações do Banif e de 98,7% dos direitos de voto.

Os outros principais acionistas eram a Rentipar Financeira ('holding' detida nessa altura pelas filhas do fundador do banco, Horácio Roque) e o grupo Auto-Industrial.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório