Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Panamá e EUA assinam acordo de partilha de informação bancária

O Panamá e os Estados Unidos assinaram hoje um acordo de partilha de informação bancária, que foi considerado como um passo das autoridades panamianas para cooperarem na luta contra a evasão fiscal.

Panamá e EUA assinam acordo de partilha de informação bancária
Notícias ao Minuto

06:34 - 28/04/16 por Lusa

Economia Casos

O acordo ocorre semanas depois da divulgação dos Panama Papers, um escândalo que revelou um vasto sistema de evasão fiscal que tem suscitado uma onde choque mundial e causou a abertura de várias investigações e a demissão do primeiro-ministro da Islândia.

Após as revelações, o Panamá tem estado sob intensa pressão internacional para criar condições para uma maior transparência do setor financeiro do país, caso contrário será colocado na lista negra global dos "paraísos fiscais".

Apesar do Governo afirmar que está comprometido com a transparência e já ter feito algumas reformas naquele sentido, ainda não adotou a norma internacional para partilha de informações fiscais automáticas definida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.

"O Panamá continua a avançar na área da transparência financeira e fiscal", disse o ministro das Finanças do Panamá, Dulcidio de la Guardia, após a assinatura do acordo com o embaixador dos Estados Unidos, John Feeley.

O acordo com o Panamá vai permitir aos Estados Unidos monitorar contas no Panamá usadas por cidadãos norte-americanos e assim evitar oportunidades de evasão fiscal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório