Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

China volta a injetar liquidez no sistema financeiro

O Banco do Povo da China (PBOC, banco central) injetou hoje 340 mil milhões de yuan (47.800 milhões de euros) no sistema financeiro do país, na segunda injeção de liquidez esta semana.

China volta a injetar liquidez no sistema financeiro
Notícias ao Minuto

06:40 - 28/01/16 por Lusa

Economia Capital

Desde que, no dia 19 de janeiro, o Gabinete Nacional de Estatísticas revelou um crescimento da economia chinesa de 6,9% em 2015 - o ritmo mais lento dos últimos 25 anos - o PBOC efetuou cinco injeções de liquidez.

As operações foram concretizadas através de acordos de recompra ('repos'), um mecanismo que pressupõe a recompra posterior dos títulos vendidos dentro de um prazo estabelecido.

Na terça-feira, o banco central chinês injetou 440 mil milhões de yuan (62 mil milhões de euros) no sistema financeiro chinês, a maior operação do género desde fevereiro de 2013.

A agência oficial chinesa Xinhua justifica as operações com a necessidade de garantir liquidez durante o Ano Novo Lunar, a principal festa das famílias chinesas, que começa no dia 08 de fevereiro.

Ainda assim, a quantia injetada neste período supera em muito a do exercício de 2015, que se fixou em 80 mil milhões de yuan (11.200 milhões de euros).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório