Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Líderes dizem que abrandamento da China não traz grandes preocupações

O abrandamento da economia chinesa não é uma razão para grandes preocupações relativamente ao impacto que tem na evolução da economia mundial, consideraram hoje alguns dos maiores líderes financeiros no Fórum Económico Mundial, em Davos.

Líderes dizem que abrandamento da China não traz grandes preocupações
Notícias ao Minuto

17:45 - 23/01/16 por Lusa

Economia Davos

"Não estamos a ver uma aterragem forçada, estamos a ver uma transição", considerou a diretora executiva do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, num debate sobre as perspetivas económicas para este ano.

As preocupações sobre o abrandamento da economia chinesa tiveram um impacto nos mercados, causando turbulência nas últimas semanas, visível também na depreciação de 1,5% da moeda chinesa este mês.

O FMI prevê que a China abrande para 6,3% este ano, o valor mais baixo dos últimos 25 anos, depois de uma expansão de 6,9% do PIB no ano passado, e esta foi uma das razões para a revisão em baixa da previsão de crescimento da economia mundial para 3,4%.

"Mesmo um crescimento da China a esta taxa vai acrescentar uma economia do tamanho da Alemanha no final da década", relativizou o ministro das Finanças britânico, George Osborne.

O consenso relativamente à China veio também do governador do banco central do Japão, que considerou que o abrandamento era esperado tendo em conta as transformações que estão a decorrer no país.

"O que estamos a observar na economia chinesa pode ser considerado como um processo de transformação interna, de uma economia centrada no investimento e na produção para uma economia focada nos serviços e no consumo, afirmou Haruhiko Kuroda.

A China não é o único problema económico mundial que os líderes políticos enfrentam, há também a juntar o terrorismo islâmico, a descida dos preços das matérias-primas e a turbulência nos mercados financeiros.

"Em 46 anos, desde que o Fórum Económico Mundial existe, não me lembro de ter de fazer face a tantos problemas ao mesmo tempo", disse Klaus Schwab, o presidente da instituição.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório