Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente da AICEP na China para "alargar interesse pelo mercado luso"

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Miguel Frasquilho, reúne-se hoje com empresários chineses em Xangai para tentar "alargar o interesse da China pelo mercado português".

Presidente da AICEP na China para "alargar interesse pelo mercado luso"
Notícias ao Minuto

07:11 - 29/07/15 por Lusa

Economia Miguel Frasquilho

"Ao nível do investimento e no plano comercial, as relações económicas entre Portugal e a China nunca foram tão fortes como agora. A China está entre os 10 principais parceiros comerciais de Portugal e tem vindo a subir de ano para ano", disse Miguel Frasquilho à agência Lusa.

Segundo também realçou, Portugal e China "têm uma relação baseada na confiança mutua, que é o mais importante que pode existir, e essa relação é para continuar".

Na reunião de hoje participarão "mais de uma dezena de investidores de diversos setores", nomeadamente retalho, as indústrias transformadoras, seguros, transportes e infraestruturas, adiantou o presidente da AICEP sem mencionar nomes.

Sobre a abertura de uma ligação aérea direta entre os dois países, Miguel Frasquilho respondeu: "Gostaria que tivesse desenvolvimentos positivos num futuro próximo, mas não posso dizer se será este ano".

"Esse tema está sempre sobre a mesa quando se fala nas relações Portugal-China e, portanto, é natural que esteja também no meu radar enquanto angariador de investimentos para Portugal", acrescentou.

A reunião de hoje insere-se na ronda por "23 geografias" programada pela AICEP para 2015 e 2016 com o objetivo de "captar investimentos para Portugal" e cuja lista vai do Japão ao Brasil, passando pelos Estados Unidos e países árabes.

Em setembro, Miguel Frasquilho irá reabrir o escritório da AICEP em São Francisco, Califórnia, que estava encerrado há três anos, e deslocar-se-á depois a outras cidades norte-americanas.

"Os Estados Unidos têm um músculo financeiro bastante maior do que a China, mas Portugal não é ainda tão reconhecido como destino de investimento como gostaríamos. É uma falha", afirmou.

Além de Xangai, onde chegou na segunda-feira à tarde, presidente da AICEP visitará a sede da multinacional chinesa Huawei em Shenzhen, no sul da China, regressando no sábado a Portugal.

Líder mundial de equipamentos para redes de telecomunicações, implantada em dezenas de países, entre os quais Portugal, a Huawei e a AICEP acordaram em 2014 um programa de formação para estudantes portuguesas, cujo primeiro curso, de duas semanas, termina este mês.

Pelas contas chinesas, nos últimos três anos, as exportações portuguesas para a China mais do que duplicaram, ultrapassando os 1.600 milhões de dólares em 2014.

A China tornou-se também um dos maiores investidores em Portugal, estimando-se em cerca de 10.000 milhões de euros o montante de capital chinês investido na economia portuguesa desde que a China Three Gorges ganhou o concurso para a privatização de 21,35% do capital da EDP, em dezembro de 2011.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório