Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Atividade industrial acelerou em junho na Zona Euro

O crescimento da atividade industrial acelerou em junho na zona euro e atingiu o nível mais alto desde abril de 2014, apesar da crise grega, anunciou hoje a empresa de serviços de informação financeira Markit.

Atividade industrial acelerou em junho na Zona Euro
Notícias ao Minuto

11:20 - 01/07/15 por Lusa

Economia Markit

Segundo a empresa de serviços de informação financeira Markit, a estimativa do PMI (Purchasing Managers Index) da atividade industrial da zona euro atingiu 52,5 pontos em junho, com todas as economias em alta exceto a grega, contra 52,2 pontos em maio.

Um índice PMI inferior a 50 pontos significa contração, enquanto um superior indica expansão da atividade.

O setor industrial grego registou em junho a segunda maior retração dos últimos dois anos. O volume de novas encomendas também diminuiu fortemente, tendo as empresas indicado uma diminuição da procura no mercado nacional, enquanto as vensdas para exportação registaram a maior queda dos últimos dois anos e meio, refere a Markit num comunicado.

Na restante zona euro houve "uma forte melhoria da conjuntura em relação à situação verificada em finais de 2014", indicou o economista chefe da Markit, Chris Williamson.

O crescimento da atividade industrial em junho foi liderado pela Holanda (PMI de 56,2 pontos), Irlanda (PMI de 54,6) e Itália (54,1 pontos) mas foi travado pela França (PMI de 50,7) e pela Alemanha (PMI de 51,9).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório