Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 18º

Acesso a dados de contribuintes? Só com registo prévio

Governo quer que trabalhadores do Fisco passem a ter maiores restrições no acesso aos dados dos contribuintes. Uma das soluções é criar um registo de acesso.

Acesso a dados de contribuintes? Só com registo prévio
Notícias ao Minuto

09:07 - 28/05/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Lista VIP

Lançada a polémica sobre as falhas de proteção do sigilo fiscal dos contribuintes, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem de traçar um plano para controlar o acesso dos funcionários da administração fiscal até ao dia 19 de junho.

Segundo um despacho a que o Público teve acesso, o principal objetivo será restringir o acesso à informação a um grupo mais pequeno de funcionários, à semelhança do que já acontece com o acesso a dados E-Fatura. Ou seja, a ideia poderia passar por criar um registo prévio que “legitime e fundamente o acesso aos dados dos contribuintes”,

Desta forma, o Governo quer garantir que “os acessos realizados a dados pessoais de contribuintes por utilizadores internos são devidamente justificados e fundamentados”.

Da parte dos funcionários teme-se que esta regra crie barreiras no acesso à informação. Nuno Barroso, presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira, diz ser necessário discutir a criação de perfis diferentes no acesso às informações fiscais.

“Obrigar a um registo sistemático pode criar alguns empecilhos na forma rápida como se pretende que a AT trabalhe”, refere, lembrando ainda: “dentro da AT foram espoletadas algumas das investigações mais complexas das últimas duas décadas. Essas operações foram realizadas com um acesso livre. Se restringirmos isso a pequenos grupos de pessoas dificilmente alguma vez voltaremos a ter uma Operação Furacão no país”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório