Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 19º

Bancos alemães "fizeram os trabalhos de casa"

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, disse hoje que os testes de 'stress' do Banco Central Europeu (BCE) confirmaram a sua impressão de que os bancos alemães "fizeram os trabalhos de casa".

Bancos alemães "fizeram os trabalhos de casa"
Notícias ao Minuto

18:30 - 26/10/14 por Lusa

Economia Schäuble

"Os resultados confirmam a minha impressão de que os bancos alemães fizeram os trabalhos de casa" e "não são necessárias novas medidas" para a banca alemã, disse Schäuble, citado pela agência EFE.

Sobre a situação de bancos de outros países europeus que necessitam de recapitalização após os testes de 'stress', Schäuble afirmou que o uso de dinheiro público só pode ser "o último recurso".

Dos bancos alemães que se submeteram aos testes, apenas um, o Münchener Hypothekenbank, 'chumbou', mas colmatou, já em 2014, as necessidades de capital.

Segundo o BCE, o Münchener Hypothekenbank tinha um défice de capital de 230 milhões de euros, mas aumentou o capital este ano para 410 milhões de euros, pelo que o défice líquido é neste momento zero.

O BCE detetou falhas de capital de 25 mil milhões de euros em 25 bancos da zona euro, durante os testes de 'stress' e avaliação da qualidade dos ativos, sendo que em 12 bancos as necessidades de capital já foram colmatadas.

Além do português Banco Comercial Português (BCP), nove bancos de Itália, três da Grécia, três de Chipre, dois da Bélgica, dois da Irlanda, dois da Eslovénia, um da Áustria, um da Alemanha e um de França 'chumbaram' no cenário adverso dos testes de 'stress' levados a cabo pela Autoridade Bancária Europeia (EBA), segundo a informação hoje divulgada.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório