Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Embate contra ponte de Baltimore foi provocado por duas falhas de energia

Depois de pedir ajuda pelo rádio, a tripulação ancorou o navio, numa última tentativa de evitar uma colisão. Contudo, já era tarde demais.

Embate contra ponte de Baltimore foi provocado por duas falhas de energia
Notícias ao Minuto

23:09 - 14/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

O navio cargueiro responsável pelo desabamento da ponte Francis Scott Key, em Baltimore, nos Estados Unidos, sofreu duas falhas de energia devido ao disparo inesperado de disjuntores elétricos, antes de embater contra a estrutura e provocar a morte a seis pessoas, em março.

As conclusões foram reveladas num relatório preliminar do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes norte-americano, que indicou que a embarcação sofreu dois apagões antes de atingir a ponte, deixando o navio sem propulsão para se afastar de um dos pilares da ponte, noticiou a NBC News, esta terça-feira.

Um destes apagões ocorreu 10 horas antes do embate e terá sido provocado por um erro de um membro da tripulação, segundo o documento.

O capitão do porta-contentores com bandeira de Singapura terá dito a um piloto local que o navio estava em boas condições. Dois reboques auxiliaram-no a sair do cais e, pouco depois de o piloto ter passado o controlo a um aprendiz, ocorreu o primeiro apagão. Um gerador de emergência restaurou a energia, tendo os pilotos pedido ajuda e ordenado que a embarcação fosse ancorada. Deu-se, depois, uma segunda quebra de energia, também esta restaurada por um gerador, que deixou o navio sem propulsão.

O organismo ainda está a investigar os fatores que poderão ter contribuído para o incidente, mas ressalvou que testes ao combustível não indicaram problemas de qualidade. Está, além disso, a auxiliar as autoridades locais a determinar se a proteção dos pilares das pontes no porto tem de ser melhorada.

Os corpos das seis vítimas mortais que estavam a trabalhar na ponte foram resgatados ao longo de semanas de buscas. Na segunda-feira, cargas explosivas destruíram um trecho da ponte que caiu no navio, libertando-o.

Leia Também: Recuperado corpo da sexta e última vítima de queda de ponte em Baltimore

Recomendados para si

;
Campo obrigatório