Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Governo sem pressa para dizer onde fica terminal de contentores

O secretário de Estado dos Transportes disse hoje estar sem pressa para anunciar a decisão sobre a localização do terminal de contentores da região de Lisboa, assegurando que não está ainda decidido se fica no Barreiro ou na Trafaria.

Governo sem pressa para dizer onde fica terminal de contentores
Notícias ao Minuto

17:16 - 23/09/14 por Lusa

Economia Sérgio Monteiro

"Aquilo que posso confirmar é que o trabalho que a Administração do Porto de Lisboa [APL] tem vindo a fazer com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil aponta para um conjunto de vantagens da localização Barreiro, face às outras localizações que têm vindo a ser estudadas ao longo dos anos", referiu Sérgio Monteiro, à margem da assinatura dos contratos de adjudicação para a construção do Túnel do Marão, em Lisboa.

O governante frisou que a hipótese Barreiro é "a mais favorável em todos os critérios" em comparação com a Trafaria (Almada), exceto num deles, que se escusou a divulgar aos jornalistas.

"Mas há um critério onde a Trafaria prevalece sobre o Barreiro. Por isso não há uma decisão definitiva sobre uma localização e outra. O que há, sim, é a intenção, que me parece bem, da administração do Porto de Lisboa, de colocar em discussão pública, nomeadamente junto das autoridades ambientais, a localização preferida face aos estudos que existem, para que então se possa alargar este consenso", explicou Sérgio Monteiro.

Segundo o responsável, esta é uma matéria que será conhecida na consulta pública.

"Mas a informação que a APL remeteu à tutela era essa: a de que em todos os critérios, menos um, o Barreiro era favorável", afirmou o governante.

Além da Trafaria e do Barreiro, os mais prováveis destinos para a localização do terminal de contentores, estão ainda em estudo para receberem o investimento a zona de Algés (na confluência dos concelhos de Lisboa e Oeiras) e do Mar da Palha, situado entre Vila Franca de Xira e Lisboa.

"Os próximos meses nos dirão qual é o 'timing' da decisão, mas nós não estamos com pressa de anunciar esse investimento. O que nos interessa, sim, é que haja um consenso alargado para evitar o que aconteceu relativamente à localização anterior. Estamos mais focados na geração do consenso do que propriamente num anúncio mais rápido desse investimento", salientou Sérgio Monteiro.

O secretário de Estado dos Transportes abordou ainda a questão da privatização da TAP, garantindo que é "provável" que o Governo tome uma decisão até ao final do ano.

O responsável acrescentou que, caso o processo de privatização da companhia aérea portuguesa avance, este irá contemplar os ativos e os passivos da empresa.

Interrogado pelos jornalistas sobre a notícia de hoje do Público de que a administração da CP -- Comboios de Portugal terá proibido os seus funcionários de falarem com a comunicação social, Sérgio Monteiro disse compreender a decisão da empresa, com a qual, garantiu, nada teve a ver.

"O que a CP disse é que quer ser informada quando os funcionários vão falar e que essas declarações têm de ter em consideração a posição da empresa face ao acionista e à responsabilidade que tem no sistema de transporte público. Não há lei da rolha. Há um sentido de responsabilidade que a administração quer colocar na relação entre os seus funcionários e a imprensa, que me parece do mais elementar do bom senso", frisou o governante.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório