Meteorologia

  • 21 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 25º

Governo volta a prolongar prazo das candidaturas ao Pedido Único

Devido às "dificuldades que têm existido no 'carregamento' de algumas candidaturas mais complexas".

Governo volta a prolongar prazo das candidaturas ao Pedido Único
Notícias ao Minuto

17:56 - 21/06/24 por Notícias ao Minuto

Economia Ministério do Ambiente e Pescas

O Ministério da Agricultura e Pescas anunciou, esta sexta-feira, que vai voltar a alargar o prazo da submissão de candidaturas ao Pedido Único (PU) 2024 até ao dia 25 de junho devido às "dificuldades que têm existido no 'carregamento' de algumas candidaturas mais complexas".

O Governo já tinha decidido, a 7 de junho, alargar o prazo de candidaturas às ajudas do PU até 21 de junho, após as dificuldades registadas pelos agricultores neste procedimento. O prazo para a submissão de candidaturas terminava em 14 de junho, depois de já ter sido prolongado.

Em comunicado, enviado esta sexta-feira às redações, o ministério tutelado por José Manuel Fernandes anunciou que "decidiu alargar o prazo para submissão de candidaturas ao PU 2024 até ao dia 25 de junho, às 18:00 horas, com penalização de 1% por dia útil, podendo os agricultores submeter candidaturas nos dias 22 e 23 de junho (sábado e domingo) as suas candidaturas sem penalização".

O ajustamento do prazo limite para a submissão de candidaturas na presente campanha prende-se, sobretudo, com candidaturas de maior dimensão e complexidade.

"Reconhecemos o esforço feito, pelos técnicos e agricultores, nesta reta final de submissão de candidaturas para cumprir o prazo. No entanto, face às dificuldades que têm existido no 'carregamento' de algumas candidaturas mais complexas, decidimos ajustar o prazo limite", referiu o ministro, citado no comunicado.

No entanto, o Ministério da Agricultura e Pescas deixou um apelo aos agricultores "para que mantenham o bom ritmo no processo de submissão de candidaturas para permitir que todos possam beneficiar deste importante instrumento e não comprometer o calendário previsto para pagamentos".

O PU é um pedido de pagamento direto das ajudas que fazem parte dos regimes sujeitos ao SIGC - Sistema Integrado de Gestão e Controlo. Este pedido abrange os pagamentos diretos, os apoios associados, ecorregimes, desenvolvimento rural, pagamentos da rede natura, a manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas e as medidas florestais.

De acordo com os dados divulgados no 'site' do Ministério da Agricultura, reportados a 19 de junho, o PU conta com 174.877 candidaturas submetidas e 183.987 criadas.

Leia Também: Pedido Único com 4.000 candidaturas mas sistema "é lento", diz ministro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório