Alojamento Local no Porto com taxa de ocupação até 55% para 'réveillon'
A taxa de ocupação do Alojamento Local no Porto para a Passagem de Ano 2022 está entre os 50% e 55%, com maior procura dos apartamentos T3 e T4, avançou hoje a Associação de Alojamento Local de Portugal.

© Reuters

Economia Porto
Em entrevista à agência Lusa sobre as expectativas para o setor do Alojamento Local (AL) no Porto para o próximo 'réveillon', Eduardo Miranda, presidente da Associação de Alojamento Local de Portugal (ALEP), disse que, ao dia de hoje, os valores estão entre os "50% a 55%" de taxa de ocupação.
"Em geral estamos a falar em termos 50 a 55% de ocupação, o que dá uma perspetiva de chegar aos 70 a 75% de ocupação".
Há, contudo, uma diferença de ocupação dos AL na cidade do Porto, no que diz respeito aos segmentos de apartamentos.
O segmento dos apartamentos maiores, como os T3 e T4, tem atualmente uma taxa de ocupação a rondar os 70%.
"Podemos chegar aos 80%", assume Eduardo Miranda.
No segmento dos apartamentos T0 e T1, as ocupações estão "mais baixas", entre os "40% a 45%".
A expectativa é que mais perto das datas da Passagem de Ano, a taxa de ocupação desse segmento de T0 e T1 suba aos "70% a 75%", acredita o presidente da ALEP.
"Com a pandemia, acentuou-se a tendência de reservas muito em cima da hora dos apartamentos menores e a uma parte significativa das reservas desses apartamentos aparecem nas últimas duas ou três semanas", explica.
A procura de AL para a época festiva do 'réveillon' começa logo no dia 26 de dezembro, a seguir ao Natal, e dia 27 é quando começa realmente o período do fim do ano, que depois vai até 1 ou 2 de janeiro, explica Eduardo Miranda, assinalando que o Natal é uma data menos procurada para este setor.
A taxa de ocupação no mercado de AL do Porto para 2022 deve ficar um "pouco abaixo de 2019" -- ano antes da pandemia e que serve de ponto de referência ao setor -, e acompanha muito de perto o número de passageiros do Aeroporto Sá Carneiro", acrescenta, concretizando que a diferença será de "3% a 4%".
Leia Também: Aprovado agravamento do IMI para AL em zonas de pressão urbanística
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários