Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Distribuidora de energia do Reino Unido adverte para cortes no inverno

A empresa distribuidora de eletricidade e gás natural do Reino Unido alertou hoje que os lares britânicos podem vir a sofrer cortes de energia no inverno se as importações de gás do resto da Europa forem reduzidas.

Distribuidora de energia do Reino Unido adverte para cortes no inverno
Notícias ao Minuto

22:42 - 17/10/22 por Lusa

Economia Energia

No "pior cenário", a National Grid contempla cortes de eletricidade programados de até três horas, "provavelmente entre as 16:00 e as 19:00 [hora local], durante os dias mais frios de janeiro e fevereiro", disse o diretor geral da distribuidora, John Pettigrew, num evento organizado pelo jornal Financial Times.

Cerca de 43% da energia utilizada no Reino Unido provém de centrais de ciclo combinado alimentadas a gás natural. O país compra 50% desse gás nos mercados internacionais, principalmente à Noruega (77% das importações).

Os analistas temem que a crise energética que a Europa enfrenta neste inverno, devido à invasão da Rússia à Ucrânia, e os cortes de abastecimento por parte de Moscovo possam reduzir a capacidade de importação de gás pelo Reino Unido nos meses mais frios.

A National Grid vai pedir às famílias britânicas para reduzirem o seu consumo energético, de forma a tentar evitar cortes, apesar de o governo da primeira-ministra Liz Truss ter vetado uma campanha para promover a poupança de energia e descartar, para já, pedir aos cidadãos para reduzirem o consumo.

Leia Também: Principal fornecedor de gás natural alerta para "redução no fornecimento"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório