Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Preço médio de bens e serviços agrícolas na UE sobe 36% no 2.º trimestre

Os preços médios dos bens e serviços agrícolas na União Europeia (UE) tiveram, no segundo trimestre, um aumento homólogo de 36%, com Portugal a apresentar a segunda menor subida (12%), divulga hoje o Eurostat.

Preço médio de bens e serviços agrícolas na UE sobe 36% no 2.º  trimestre
Notícias ao Minuto

11:58 - 30/09/22 por Lusa

Economia Agricultura

De acordo com o serviço estatístico europeu, os maiores aumentos dos preços médios de bens e serviços atualmente consumidos na agricultura (ou seja, insumos não relacionados com o investimento) registaram-se nos fertilizantes e corretores de solos (116%) e na energia e lubrificantes (61%).

No mesmo período, o preço médio dos bens agrícolas como um todo (produção) aumentou 25% para o mesmo cabaz de produtos, com destaque para os cereais (68%), sementes e frutos oleaginosos (59%) e ovos (45%).

Todos os Estados-membros registaram aumentos nos preços médios dos insumos não relacionados com investimento, mas os mais baixos registaram-se na Dinamarca (7%), Portugal e Malta (ambos 12%).

O Eurostat destaca que a invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro, perturbou significativamente os mercados agrícolas globais.

Ambos os países eram, até ao início da guerra, importantes exportadores de grãos, trigo, milho, oleaginosas (principalmente girassol) e fertilizantes.

Todos estes fatores, salienta o Eurostat, contribuíram para a acentuada subida dos preços de produtos e insumos agrícolas.

Leia Também: Governo apresenta a 11 de outubro plano estratégico nacional da PAC

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório