Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 12º MÁX 26º

Gaia ganha quase um milhão em financiamento comunitário

A Câmara de Gaia assinou hoje contratos de financiamento comunitário, de quase um milhão de euros, destinados à valorização energética de equipamentos desportivos, construção de uma loja interativa de turismo e à realização de um evento de verão.

Gaia ganha quase um milhão em financiamento comunitário
Notícias ao Minuto

20:25 - 14/04/14 por Lusa

Economia Verbas

"É um incentivo importante [...] que tentou, no fundo, aproveitar as verbas que ainda existiam do anterior quadro comunitário, ao mesmo tempo que estamos a preparar desde já as candidaturas para o próximo", informou o presidente da Câmara de Vila Nova Gaia.

As verbas em causa destinam-se a tornar ecoeficientes vários equipamentos desportivos -- três pavilhões, uma piscina e um estádio -- do município (cerca de 590 mil euros) e ainda à construção da Loja Interativa de Turismo, que resulta de uma candidatura lançada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) através do ON2 (Programa Operacional Regional do Norte).

A loja, orçada em cerca de 340 mil euros, e com uma comparticipação pelo FEDER de 85%, será "um edifício transparente, localizada no Cais de Gaia, em frente às caves de vinho do Porto", afirmou o autarca Vítor Rodrigues, acrescentando que o posto de turismo será também um pequeno espaço de exposições.

A Câmara de Gaia viu também hoje aprovada - e anunciada durante a cerimónia pelo presidente da CCDR-N Emídio Gomes - a sua candidatura a uma comparticipação de 70 mil euros do ON2 para a realização do evento de verão Gaia World Music, que "vai permitir valorizar o vinho do Porto, as instituições de Vila Nova de Gaia, o Centro Histórico, mas também toda a zona urbana, criando uma oferta cultural, recreativa, musical complementar àquela que existe no Porto e, dessa forma, revitalizando a área turística e económica do município", frisou o autarca.

Ainda sem data específica, o Gaia World Music decorrerá no verão "posteriormente ao Festival Marés Vivas, numa lógica que começa com o S. João, continua no S. Pedro, passa pelo Marés Vivas, tem o Gaia World Music e depois seguirá durante o mês de agosto com animação de praias".

"É a tentativa de criação em Gaia, nesta zona mais urbana central, com epicentro no Cais de Gaia, de um conjunto alargado de eventos da nossa responsabilidade e, no fundo, mostrar que o município não vive de um ou dois momentos episódicos, mas começa a ganhar um músculo de oferta cultural importante", salientou Vítor Rodrigues.

O autarca aproveitou a cerimónia para sublinhar "o esforço que está a ser feito no município" para "conter enormemente o nível de despesa e de investimento" e se preparar a nível institucional, financeiro e económico do município para o próximo QCA.

"Quer por razões jurídicas quer por razões financeiras, que são conhecidas, ou o município [de Gaia] tem capacidade de ir à luta nos próximos anos, ou ficaremos excluídos de todos os financiamentos", destacou.

LIL // HB

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório