3M paga indemnização de 571 milhões por causa de poluição na Antuérpia

O grupo norte-americano 3M, conhecido pela sua cola e pelos 'post-it', concluiu hoje um acordo com as autoridades flamengas, no montante de 571 milhões de euros, por causa da poluição da sua fábrica em Zwijndrecht, perto de Antuérpia.

Notícia

© Getty Images

Lusa
06/07/2022 23:55 ‧ 06/07/2022 por Lusa

Economia

Indemnização

Em comunicado comum, o governo flamengo e a 3M Bélgica sublinharam que esta resolução amigável concluía "os desacordos em curso", ligados a uma poluição persistente por substâncias da família das PFAS (substâncias alquiladas poli ou perfluoradas).

Estes produtos, usados nomeadamente em embalagens e roupa impermeável, já valeram à 3M ações judiciais nos EUA por causa de resíduos terem poluído a água potável. Podem encontrar-se nos solos, no ar e nas poeiras.

Do montante de 571 milhões de euros, que vai permitir uma série de "medidas corretivas", limpeza de solos e controlo das eventuais dispersões das PFAS no ar, um montante de 120 milhões j tinham sido prometidos pela 3M, recordou-se no texto.

Esta poluição dos solos e das águas subterrâneas em torno da fábrica foi denunciada em junho de 2021 pela Greenpeace, que fustigou "um novo escândalo ambiental" nas proximidades do porto de Antuérpia, que costuma ser notícias por causa das suas atividades petroquímicas.

Leia Também: Wall Street fecha em alta satisfeita com atas da Reserva Federal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas