Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 12º MÁX 26º

Preços subiram 7% em 2021 nos EUA, inflação mais alta desde 1982

Os preços no consumidor nos Estados Unidos aumentaram 7% no ano de 2021, com a inflação no nível mais alto desde junho de 1982, indicou hoje o Departamento do Trabalho.

Preços subiram 7% em 2021 nos EUA, inflação mais alta desde 1982
Notícias ao Minuto

14:48 - 12/01/22 por Lusa

Economia EUA

No entanto, no mês de dezembro, a inflação desacelerou em relação a novembro, ficando em 0,5% contra 0,8%, de acordo com o índice de preços no consumidor publicado pelo Departamento do Trabalho.

Se forem excluídos os preços de alimentos e combustíveis, que são os mais voláteis, a inflação subjacente atingiu uma taxa anual de 5,5%, o ritmo mais alto desde fevereiro de 1991. Na comparação mensal, a inflação subjacente foi de 0,6%, contra 0,5% em novembro.

Os preços da energia baixaram em dezembro pela primeira vez desde há vários meses, 0,4%, enquanto os dos alimentos subiram 0,5%, de acordo com os dados oficiais divulgados.

A variante Ómicron pode contribuir para um novo aumento dos preços, uma vez que a subida de casos de covid-19 leva muitos trabalhadores a ficarem de quarentena, abrandando a produção e o fornecimento.

O presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell, que foi ouvido na terça-feira no Senado, prometeu que, se a inflação persistir elevada no segundo semestre deste ano, a Reserva Federal agirá adequadamente.

Leia Também: Passaporte português é o 5.º mais poderoso para viajar em 2022

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório