Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Turquia considera "injusta" a sua colocação sob vigilância pelo Gafi

O Ministério das Finanças turco classificou hoje como "injusta" a colocação da Turquia sob vigilância pelo organismo internacional Gafi, pelas suas falhas no combate ao branqueamento de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

Turquia considera "injusta" a sua colocação sob vigilância pelo Gafi
Notícias ao Minuto

20:16 - 21/10/21 por Lusa

Economia Turquia

"A inclusão do nosso país na lista cinzenta [do Gafi, Grupo de Ação Financeira] é um resultado injusto", reagiu o ministério em comunicado.

A colocação na lista cinzenta do Gafi, que tem 39 elementos, pode ter consequências negativas em termos de investimentos estrangeiros no país, devido a uma degradação da sua imagem.

Hoje incluída nessa lista, a Turquia, a braços com uma grave crise desencadeada pela desvalorização da sua moeda, corre o risco de ver a sua economia ainda mais afetada por esta decisão.

"Desde 2019 (...), a Turquia realizou alguns progressos" nas áreas do combate ao branqueamento de dinheiro e financiamento do terrorismo, indicou a organização intergovernamental num relatório hoje divulgado.

Todavia, "persistem problemas graves" em relação à situação de Ancara, afirmou hoje, em conferência de imprensa, o presidente do Gafi, Marcus Pleyer, para justificar a inclusão da Turquia na lista cinzenta.

Pleyer apontou a necessidade de o país realizar progressos no setor bancário, no comércio de pedras preciosas e também no setor imobiliário.

"O Governo [turco] comprometeu-se a prosseguir os seus esforços. Exorto-o a transformar esses compromissos em ações", disse ainda o presidente do Gafi.

Além da Turquia, a Jordânia e o Mali também entraram hoje naquela lista do Grupo de Ação Financeira.

Em contraste, o Botswana e a ilha Maurícia dela foram retirados, tendo o Gafi saudado o "elevado nível" das reformas efetuadas por estes dois países para combater o branqueamento de capitais.

Leia Também: Turquia detém 15 pessoas acusadas de espionagem a favor de Israel

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório