Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Turquia detém 15 pessoas acusadas de espionagem a favor de Israel

A polícia turca deteve 15 pessoas, a maioria de origem árabe, sob a acusação de atividades de espionagem para os serviços secretos israelitas, informou hoje a televisão pública turca TRT.

Turquia detém 15 pessoas acusadas de espionagem a favor de Israel
Notícias ao Minuto

19:16 - 21/10/21 por Lusa

Mundo Espionagem

A estação emissora referiu que os serviços secretos turcos seguiam há um ano uma suposta rede de espionagem israelita, integrada por cinco equipas, composta cada uma por três pessoas, e avisaram a polícia que efetuou uma operação simultânea em quatro províncias.

Os detidos compareceram na passada terça-feira perante um juiz de Istambul, que ordenou a sua prisão preventiva após serem indiciados por espionagem internacional, acrescentou a TRT.

Segundo a emissora, os espiões, na sua maioria de origem árabe, vigiavam estudantes palestinianos e sírios na Turquia, em particular no setor da indústria de defesa, e redigiam relatórios sobre associações e fundações turcas que depois enviavam à Mossad, os serviços secretos israelitas, por vezes durante viagens ao estrangeiro.

Os membros da rede comunicavam através de telefones públicos e alguns dissimularam o seu próprio desaparecimento, denunciado perante a polícia turca, para operarem com maior anonimato, acrescentou ainda a cadeia pública turca.

Leia Também: Turquia sob vigilância do organismo financeiro internacional Gafi

Recomendados para si

;
Campo obrigatório