Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19. Testes vendidos nas farmácias estarão isentos de IVA

Os critérios para a comercialização dos mesmos já foram divulgados, mas a lista dos testes que poderão ser vendidos ainda não foi divulgada. Por este motivo, ainda não há exemplares à venda.

Covid-19. Testes vendidos nas farmácias estarão isentos de IVA
Notícias ao Minuto

08:37 - 26/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia Testes

Os testes rápidos que vão ser vendidos nas farmácias - e em alguns supermercados - vão ficar isentos de IVA, pelo menos até ao final do ano, confirmou o Ministério das Finanças ao ECO.  

Apesar de tudo, os testes ainda não estão disponíveis para venda. Os critérios para a comercialização dos mesmos já foram divulgados, mas a lista dos testes que poderão ser vendidos ainda não foi divulgada.

O Notícias ao Minuto contactou o Infarmed no sentido de tentar perceber quando é que esta lista poderá ser publicada, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta. 

Relativamente à isenção do IVA, em causa está a Lei 4-C/2021, de 17 de fevereiro, que prevê que as "transmissões, aquisições intracomunitárias e importações de dispositivos médicos para diagnóstico in vitro da doença Covid-19 que estejam em conformidade com os requisitos aplicáveis" estão isentas daquele imposto

Contudo, os preços que vão ser aplicados também não são conhecidos. Importa porém sublinhar que o decreto do Estado de Emergência prevê que "podem ser adotadas medidas de controlo de preços e combate à especulação ou ao açambarcamento de determinados produtos ou materiais, designadamente testes ao SARS-Cov-2 e outro material médico-sanitário". 

Leia Também: IGAS vai fiscalizar plano de vacinação e testes rápidos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório