Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 19º

Madeira quer aeroporto com equipamentos que garantam operacionalidade

Os partidos representados na Assembleia Legislativa da Madeira foram hoje unânimes na necessidade de concretizar a aquisição e instalação de equipamentos identificados em 2019 para melhorar a operacionalidade no Aeroporto Internacional da ilha - Cristiano Ronaldo.

Madeira quer aeroporto com equipamentos que garantam operacionalidade
Notícias ao Minuto

14:32 - 16/03/21 por Lusa

Economia Assembleia

Durante a discussão de um projeto de resolução do PSD, o deputado social-democrata Brício Araújo recordou que, entre novembro de 2017 e maio de 2019, o Governo Regional criou um grupo de trabalho (para estudar a situação do vento no Aeroporto da Madeira) que integrou representantes de várias entidades nacionais relacionadas com a aviação.

O parlamentar realçou que o grupo de trabalho "concluiu ser necessária a aquisição de equipamentos específicos para a melhoria na operacionalidade do aeroporto" da ilha, o que permitiria a revisão dos limites dos ventos e "melhoraria os índices de operacionalidade".

Nessa altura, continuou, a NAV Portugal (serviço de navegação aérea) "assumiu o compromisso de lançar o concurso internacional para aquisição" dos equipamentos, mas, "apesar da elaboração do caderno de encargos em maio de 2019, o concurso nunca foi lançado".

Brício Araújo lembrou também que, em novembro de 2020, o PSD apresentou, em sede de Orçamento de Estado, uma proposta para que esses meios financeiros fossem assegurados que "foi rejeitada com os votos contra do PS e abstenção do BE".

Mais tarde, em 06 de janeiro de 2021, surgiu uma proposta da República para a criação de "mais um grupo de trabalho", acrescentou.

"Não há razão para protelar mais a situação e ignorar o trabalho realizado", defendeu, considerando que se impõe que o Estado, através da NAV Portugal, dote o Aeroporto da Madeira dos meios necessários e compre os equipamentos em causa".

Pelo PS, o deputado do PS Sérgio Gonçalves informou que o partido vai apoiar a iniciativa da maioria social-democrata, mas criticou a "falta de estratégia" do Governo Regional da coligação PSD/CDS-PP nesta matéria.

Sérgio Gonçalves destacou ainda a importância de serem criados mecanismos de compensação para os operadores afetados, nomeadamente através da definição de "incentivos a novas rotas e recuperação das que foram perdidas devido à pandemia" de covid-19.

O deputado único do PCP no parlamento madeirense, Ricardo Lume, considerou "lamentável que a República ainda não tenha disponibilizado os meios necessários para dar uma maior operacionalidade do Aeroporto da Madeira", defendendo um "consenso" dos partidos nos parlamentos regional e nacional para resolver este problema.

Quanto ao responsável da bancada do JPP, Élvio Sousa, notou que o trabalho sobre a necessidade destes equipamentos está realizado, faltando "lançar o concurso", deixando críticas aos sociais-democratas.

"O PSD esteve adormecido todo este tempo", acusou, acrescentando que o secretário regional do Turismo madeirense "esteve em modo de voo" em relação a este processo.

Pelo CDS-PP, o líder parlamentar, António Lopes da Fonseca, considerou que "não haverá investimento nenhum ao longo de 2021 no Aeroporto Internacional da Madeira, porque esta não é uma prioridade do Governo da República", criticando a oposição por defender que deve ser o executivo regional a "assumir os custos" com a aquisição destes equipamentos.

Na sessão plenária de hoje, o deputado socialista Brício Araújo deixou ainda um apelo a um "maior envolvimento" do ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nunes, para alcançar "uma plataforma de entendimento com o acionista privado" e resolver a situação da Groundforce, um problema que na Madeira afeta 200 famílias.

"[É] uma empresa estratégica nacional que vive circunstâncias especiais por via da pandemia da covid-19", que está a ser "empurrada para a insolvência" quando "deve ser capitalizada", porque não estão "criadas as condições para a sua nacionalização", afirmou, lamentando a "manifesta incapacidade" que o Governo da República tem evidenciado para gerir o confito.

As iniciativas legislativas discutidas hoje no parlamento madeirense serão votadas na quarta-feira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório