Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Bancos já não estão em vigilância negativa

A agência de ‘rating' Standard & Poor's actualizou hoje as suas perspectivas para os principais bancos portugueses, atribuindo-lhes uma nota positiva, informa o Diário Económico.

Bancos já não estão em vigilância negativa
Notícias ao Minuto

18:55 - 22/01/14 por Notícias ao Minuto

Economia S&P

A agência Standard & Poor's (S&P) retirou hoje a Caixa Geral de Depósitos, o BES, o BESI, o BPI, o BCP e o Santander Totta de vigilância negativa.

Em comunicado, a agência refere que “apesar dos desafios, o ambiente económico e operacional em Portugal e dos bancos não se deteriorou”, embora se mantenham elevados os riscos do sistema bancário devido à sua posição de financiamento frágil e à sua dependência ao Banco Central Europeu (BCE). Esta refere, também, que a decisão teve em conta a expetativa de que Portugal vai conseguir atingir a meta do défice orçamental de 5,5% do PIB em 2013.

A decisão acontece depois de na semana passada a agência de notação norte-americana ter retirado também a dívida pública soberana de ‘credit watch' negativo, face à maior estabilidade política, recorda o Económico.

O Santander Totta é o banco mais bem classificado com uma nota de ‘BB', seguido da Caixa, BES, BESI e BPI. O BCP continua a ter a pior nota, no nível ‘B'.

Apesar da melhoria, a S&P salienta a possibilidade de atribuir ‘downgrades' à banca a médio prazo se houver um aumento da incerteza em relação a um possível envolvimento do sector privado numa reestruturação da dívida portuguesa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório