Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Lucro do HSBC cai 70,9% até setembro para 2.822 ME

O lucro do banco britânico HSBC atingiu os 3.336 milhões de dólares (2.822 milhões de euros) até setembro, menos 70,9% em termos homólogos, devido ao impacto nas receitas provocado pela pandemia de covid-19.

Lucro do HSBC cai 70,9% até setembro para 2.822 ME
Notícias ao Minuto

10:25 - 27/10/20 por Lusa

Economia Contas

Nos primeiros nove meses deste ano, as receitas diminuíram 9,5%, para 32.702 milhões de euros, o que o banco atribuiu ao "impacto progressivo" das reduções das taxas de juro por parte dos bancos centrais a nível mundial, com o objetivo de enfrentar o novo coronavírus, refere o HSBC na demonstração de resultados hoje enviada à Bolsa de Valores de Hong Kong.

Contudo, a queda poderia ter sido maior não fosse a redução em 2,9% das despesas operacionais, que se fixaram em 20.772 milhões de euros.

O banco realçou ainda que o seu desempenho no terceiro trimestre deste ano foi significativamente melhor do que contabilizado no trimestre anterior.

Na realidade, no terceiro trimestre o HSBC multiplicou por sete o lucro face ao valor do segundo trimestre, tendo-se situado em 1.149 milhões de euros, apesar deste montante ser ainda inferior em 54,3% ao registado no mesmo período do ano passado.

O presidente executivo do banco, Noel Quinn, classificou os resultados de "promissores no contexto do impacto da pandemia de covid-19 na economia global".

No futuro, o HSBC perspetiva a manutenção das tensões comerciais e geopolíticas entre os Estados Unidos e a China e antevê que as taxas de juros mais baixas em todo o mundo continuem a "adicionar pressão" às receitas que tenham a ver as taxas de juro.

Em relação aos dividendos, o grupo financeiro limitou-se a dizer que fará um "pagamento conservador" no exercício fiscal de 2020, adiantando que analisará a situação, caso "as circunstâncias o permitam", no início do próximo ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório