Meteorologia

  • 15 AGOSTO 2020
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Edição

Inquérito. Investimento empresarial deverá diminuir 8,9% este ano

Conclusão resulta das intenções manifestadas pelas empresas no Inquérito de Conjuntura ao Investimento de abril de 2020, sendo que o período de inquirição decorreu até 25 de junho de 2020.

Inquérito. Investimento empresarial deverá diminuir 8,9% este ano

As empresas estimam uma diminuição do investimento na ordem dos 8,9% este ano, de acordo com as intenções manifestadas pelas empresas no Inquérito de Conjuntura ao Investimento de abril de 2020, sendo que o período de inquirição decorreu até 25 de junho de 2020 e cujas conclusões foram divulgadas hoje pelo INE

"O investimento empresarial em termos nominais deverá diminuir 8,9% em 2020, o que compara com a previsão inicial de aumento de 3,6% no inquérito de outubro de 2019 sobre as intenções para 2020", pode ler-se. 

A justificar esta mudança de previsão está o "impacto da pandemia" da Covid-19 na atividade económica e, por consequência, nas expectativas das empresas, segundo o INE

"Os resultados deste inquérito apontam ainda para um crescimento nominal de 4,3% do investimento em 2019, revendo em alta o resultado apurado no inquérito de outubro (3,8%)", pode ler-se. 

"O principal fator limitativo do investimento empresarial identificado pelas empresas em 2019 e 2020 foi a deterioração das perspetivas de venda, seguindo-se, em 2019, a incerteza sobre a rentabilidade dos investimentos e em 2020 outros fatores limitativos. Entre 2019 e 2020 prevê-se um aumento do peso relativo da deterioração das perspetivas de venda e uma redução do peso relativo da dificuldade em contratar pessoal qualificado", de acordo com o mesmo relatório. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório