Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Movimento de passageiros nos aeroportos caiu 15,4% no 1.º trimestre

Os dados foram revelados, esta quinta-feira pelo INE.

Movimento de passageiros nos aeroportos caiu 15,4% no 1.º trimestre
Notícias ao Minuto

11:01 - 04/06/20 por Notícias Ao Minuto

Economia INE

O movimento de passageiros nos aeroportos nacionais totalizou 9,5 milhões no primeiro trimestre do ano, representando um decréscimo de 15,4%, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta quinta-feira.

"O impacto da pandemia Covid-19 e das medidas restritivas adotadas ao nível do espaço aéreo foi significativo no mês de março, tendo-se registado acentuadas reduções no movimento de passageiros nos principais aeroportos nacionais, que se situaram entre -55,8% no aeroporto do Porto e -49,1% no aeroporto do Funchal. Esse impacto foi mais visível a partir do início da segunda quinzena do mês de março, com reduções acima de 90% nos últimos dias", refere o INE.

Quanto ao transporte por metropolitano, houve uma diminuiu de 5,6% com 58,8 milhões de passageiros transportados, "em resultado da forte redução no número de passageiros no mês de março (-45,0%), reflexo da quase paralisação do transporte de passageiros em transportes públicos desde meados do mês de março devido à pandemia Covid-19". 

Também o transporte fluvial de passageiros decresceu 12,1%, atingindo 4,3 milhões de passageiros transportados.

Apenas o transporte aéreo de mercadorias manteve a "tendência de crescimento, apesar da desaceleração". Os transportes marítimo, ferroviário e rodoviário de mercadorias, registaram decréscimos: -2,7% nos portos marítimos nacionais (-2,9% no 4.º trimestre de 2019), -7,3% por ferrovia (-12,3% no trimestre anterior) e -2,8% por rodovia (+0,6% no 4.º trimestre de 2019).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório