Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Da queda do PIB aos recuperados: Os cinco números relevantes da semana

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

Da queda do PIB aos recuperados:  Os cinco números relevantes da semana
Notícias ao Minuto

07:00 - 30/05/20 por Beatriz Vasconcelos

Economia História da semana

Com os olhos postos já na terceira fase do desconfinamento, que arranca na próxima segunda-feira, dia 1 de junho, estes últimos dias ficaram marcados pelos primeiros números económicos que revelam já o impacto da pandemia da Covid-19 na economia portuguesa. 

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os principais momentos desta semana que são transversais a vários setores

  • Economia contraiu 2,3% nos primeiros três meses do ano

O produto interno bruto (PIB) caiu 2,3% nos primeiros três meses do ano, já contabilizando parte dos efeitos da pandemia, que se fizeram sentir principalmente em março, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE), na sexta-feira. Este número representa uma revisão ligeiramente em alta face às estimativas divulgadas no dia 15 de maio

  • Apoios do Governo abrangem 1,2 milhões de trabalhadores

O Governo já atribuiu apoios pagos a 1,2 milhões de trabalhadores, no âmbito da pandemia do novo coronavírus, de acordo com o balanço anunciado esta semana pela ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, no Parlamento. 

Quanto ao lay-off, uma medida do Governo para proteger os empregos, Mendes Godinho revelou que "até ao momento protegeu 804 mil postos de trabalho", acrescentando que os apoios pagos ascendem a 470 milhões de euros.

  • Bruxelas abre cordões à bolsa. Propõe fundo de recuperação de 750 mil milhões de euros. Portugal poderá arrecadar 26,3 mil milhões

Portugal poderá arrecadar um total de 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), que foi apresentado na quarta-feira, para ajudar os Estados-membros a recuperar da crise da Covid-19. O plano terá um montante total de 750 mil milhões de euros. 

  • Faltam quatro dias para o regresso da I Liga de Futebol 

Segunda-feira será dado o pontapé de saída para a terceira fase do desconfinamento em Portugal e, três dias depois, regressa a I Liga de Futebol para cumprir a 25.ª jornada. O primeiro encontro vai realizar-se no dia 3 de junho, quarta-feira, no Algarve, com o Portimonense a receber o Gil Vicente. Logo a seguir, mas ainda no mesmo dia, o FC Porto defronta o Famalicão. 

  • Há mais de 18 mil recuperados da Covid-19 em Portugal

Os números mais recentes da Covid-19 em Portugal dão conta de que há 18.911 recuperados do novo coronavírus em Portugal, o que significa que mais me metade das pessoas que contraíram a doença já recuperou. O total de infetados ascende a 31.946. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório