Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

Em fevereiro, antes da pandemia, atividade turística ainda terá acelerado

Em fevereiro de 2020, o setor do alojamento turístico deverá ter registado 1,6 milhões de hóspedes e 3,9 milhões de dormidas, de acordo com o INE.

Em fevereiro, antes da pandemia, atividade turística ainda terá acelerado
Notícias ao Minuto

11:06 - 27/03/20 por Notícias ao Minuto

Economia Turismo

Os números vão mudar para refletir o impacto da Covid-19 na economia, mas certo é que a atividade no setor do turismo ainda terá acelerado em fevereiro, antes de o surto se fazer sentir na Europa com mais intensidade, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta sexta-feira. 

"De acordo com a estimativa rápida, em fevereiro de 2020, o setor do alojamento turístico deverá ter registado 1,6 milhões de hóspedes e 3,9 milhões de dormidas, aumentando 16,0% e 15,3%, respetivamente (+12,2% e +7,6% em janeiro, pela mesma ordem). As dormidas de residentes terão aumentado 27,2% (+12,1% em janeiro) e as de não residentes terão crescido 10,0% (+5,6% em janeiro)", pode ler-se.

"A atual pandemia está a condicionar a atividade da generalidade dos setores económicos, a nível nacional e mundial, particularmente do turismo. Dada a preocupação que se está a gerar sobre este setor, o INE decidiu divulgar antecipadamente, de forma excecional, estatísticas sobre a atividade turística em fevereiro de 2020 baseadas na informação primária já recolhida até 24 de março no âmbito do Inquérito à Permanência de Hóspedes na Hotelaria e outros alojamentos. Esta divulgação não inviabiliza o destaque da atividade turística em fevereiro, agendado para 15 de abril, nos moldes habituais", sublinha o INE

Por este motivo, "compreendendo a gravidade das circunstâncias, o INE apela ainda assim para que as empresas continuem a responder ao inquérito, que vai incluir questões visando caracterizar a situação atual. Este apelo é motivado pela necessidade de informação para avaliar o impacto da pandemia e para a implementação de políticas públicas consequentes", apela o INE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório