Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Título de transporte Sub13 pode ser mudado para toda a área do Porto

A partir de 20 de dezembro já é possível adaptar o título de transporte gratuito Sub13 da Área Metropolitana do Porto (AMP) para ser válido em todas as zonas do tarifário Andante em janeiro, foi hoje divulgado.

Título de transporte Sub13 pode ser mudado para toda a área do Porto
Notícias ao Minuto

15:39 - 12/12/19 por Lusa

Economia Porto

De acordo com o agrupamento Transportes Intermodais do Porto (TIP), que gere o Sistema Intermodal de Bilhética Andante, a partir de 20 de dezembro, quem já possui o passe gratuito para menores de 13 anos (Sub13) deve dirigir-se a um posto de venda de bilhetes para deixar de estar limitado à circulação num município ou em três zonas concêntricas.

A alteração pode ser feita nas lojas Andante, bilheteiras CP com venda Andante, postos Andante instalados nos municípios ou Máquinas de Venda Automática das estações de metro e da CP, acrescentou o TIP, que é constituído pela Metro do Porto, Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e CP.

O TIP revelou à Lusa em setembro que este novo título de transporte gratuito para menores de 13 anos da AMP ia deixar de estar limitado a três zonas do tarifário Andante a partir de 01 de janeiro.

Em declarações à Lusa, o presidente do TIP, Tiago Braga, explicou que o título, com um "universo potencial de 170 mil crianças", vai em janeiro "deixar de estar limitado a três zonas concêntricas".

Com isto, acrescentou, os menores de 13 anos podem "circular gratuitamente em todos os operadores com tarifário Andante e em toda a AMP, por exemplo entre Arouca, distrito de Aveiro, e a Póvoa de Varzim, na fronteira com o distrito de Braga.

Com o fim do limite de zonas no Sub13, passa a ser possível utilizar gratuitamente "toda a rede do Metro do Porto, da STCP, dos comboios da CP Porto e das linhas de autocarros dos operadores privados aderentes ao Andante", acrescentou o TIP.

O Andante Sub13 é uma "assinatura para crianças entre os 4 e os 12 anos que permite a utilização gratuita dos transportes públicos integrados no sistema intermodal Andante, em toda a AMP", esclarece o TIP.

O carregamento da assinatura Andante Sub13 é anual, ou seja, é feito um carregamento único válido até ao mês de aniversário da criança, no ano seguinte ao carregamento.

Para obter o cartão é preciso entregar uma declaração emitida pela escola que comprove que o aluno não beneficia de transporte escolar (apenas para alunos a partir do 1.º ciclo).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório