Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Cabo submarino da Google "mostra importância" da localização de Portugal

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, disse hoje à Lusa que o novo cabo submarino da Google, que vai ligar Portugal a África do Sul, demonstra a "importância da localização geográfica" do país.

Cabo submarino da Google "mostra importância" da localização de Portugal
Notícias ao Minuto

16:33 - 28/06/19 por Lusa

Economia Siza Vieira

importante perceber que em Portugal se vai concentrar um grande centro de recolha e transmissão de dados que é proporcionado por este investimento muito significativo", destacou Pedro Siza Vieira, à margem da assinatura do contrato ao abrigo do programa Valorizar, de valorização turística da estrada panorâmica entre Sabrosa e Pinhão, em Sabrosa, distrito de Vila Real.

O governante realçou ainda a "importância da localização geográfica" de Portugal, que está agora "no centro do mundo".

"Portugal é o ponto europeu mais próximo das américas e áfricas", vincou.

A Google anunciou hoje o Equiano, o seu novo cabo submarino que vai ligar Portugal a África do Sul e, consequentemente, África à Europa, o qual deverá estar concluído em 2021.

"Hoje estamos a introduzir o Equiano, o nosso novo cabo privado submarino que irá conectar África com a Europa. Uma vez concluído, o cabo começará na Europa ocidental e atravessará a costa oeste de África, entre Portugal e África do Sul", com áreas ao longo do traçado que permitem alargar conectividade adicional a países africanos, lê-se no blogue da Google.

Considerando este um "investimento muito significativo", Pedro Siza Vieira não precisou o valor que a multinacional americana irá aplicar em Portugal, ou os postos de trabalho que serão criados.

Para o ministro da Economia, este investimento irá permitir "reforçar muito" as comunicações de toda a Europa, desde Portugal para África.

"Este cabo irá permitir reforçar as ligações de dados, voz e imagem da Europa a África", afirmou.

O governante explicou que Portugal passará a ser o centro de "recolha e transmissão desses dados".

A localização geográfica pode ainda permitir, do ponto de vista do transporte marítimo e das telecomunicações, que o território português permita "aproximar os continentes".

A aposta, para o governante, deve continuar a ser o reforço do investimento nos portos, aeroportos e transmissões de dados, "que hoje em dia são a grande riqueza do mundo".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório