Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sonae: AG marcada para 30 de abril, Cláudia Azevedo assumirá presidência

Os acionistas da Sonae SGPS reúnem-se a 30 de abril e deverão aprovar a proposta para que o Conselho de Administração da empresa passe a ter dez membros no próximo triénio, cabendo a Cláudia Azevedo a presidência executiva.

Sonae: AG marcada para 30 de abril, Cláudia Azevedo assumirá presidência
Notícias ao Minuto

14:21 - 29/03/19 por Lusa

Economia Acionistas

Cláudia Azevedo sucederá assim a Paulo Azevedo e Ângelo Paupério na presidência executiva da Sonae SGPS a partir daquela data, com o primeiro a manter-se na presidência do Conselho de Administração, cargo que ocupa desde 2015.

De acordo com a convocatória hoje publicada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), e já anteriormente divulgada, a Efanor vai propor, na assembleia geral eleitoral, que o Conselho de Administração Sonae passe a ser composto por dez membros entre 2019 e 2022.

A acionista qualificada da dona dos supermercados Continente anunciou a sua proposta composta por Paulo Teixeira de Azevedo, Ângelo dos Santos Paupério, José Manuel Neves Adelino, Margaret Lorraine Trainer, Marcelo Faria de Lima, Carlos Moreira da Silva, Fuencisla Clemares, Philippe Haspeslagh, Cláudia Teixeira de Azevedo e João Pedro Torres Dolores.

Segundo esta proposta, de fora do Conselho de Administração ficam agora Andrew Clavering Campbell, Christine Cross e Tsega Gebreyes, até aqui administradores não executivos.

No total, a proposta da Efanor prevê que a administração da Sonae seja constituída por mais dois elementos que a atual composição.

Em julho de 2018, o Conselho de Administração da Sonae comunicou à CMVM que Cláudia Teixeira de Azevedo foi escolhida como presidente executiva do grupo.

A sucessão na liderança da Sonae foi feita a pedido da Efanor (que detém 53% da Sonae SGPS, 63% da Sonae Capital e 69% da Sonae Indústria), segundo o comunicado do Conselho de Administração da Sonae.

A escolha de Cláudia Azevedo, filha de Belmiro de Azevedo (que morreu em novembro de 2017), acontece "na sequência da vontade manifestada pelos engenheiros Paulo Azevedo e Ângelo Paupério de, após o termo do atual mandato, passarem o testemunho das funções executivas até agora exercidas", explicou, por seu lado, a Efanor.

Cláudia Azevedo era, nos últimos anos, presidente executiva da Sonae Capital (empresa com negócios em hotelaria, fitness e energia), cargo a que já renunciou para preparar a presidência executiva da Sonae SGPS, que assumirá este ano.

As informações hoje divulgadas ao mercado indicam ainda que o Conselho de Administração da Sonae SGPS vai propor aos seus acionistas o pagamento de um dividendo bruto de 0,0441 euros por ação, mais 5% do que no ano anterior, correspondendo a um 'dividend yield' de 5,4% face à cotação de fecho de 31 de dezembro de 2018 (0,81 euros), e a um 'payout ratio' de 42% face ao resultado direto atribuível aos acionistas da Sonae.

O lucro da Sonae subiu 33,7% para 222 milhões em 2018, um ano que o grupo diz ter sido "de sucesso" e em que o volume de negócios cresceu 8,1% para perto dos seis mil milhões de euros.

Segundo os dados comunicados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a rentabilidade melhorou, com a subida de 26,7% do EBITDA total (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), para 483 milhões de euros, o aumento de 8,4% do EBITDA subjancente, para 372 milhões de euros, e o incremento de 12,2% do EBITDA recorrente, para 425 milhões de euros.

A Sonae SGPS seguia no Euronext Lisbon às 13:50 inalterada a cotar 0,93 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório