Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

INE confirma desaceleração da inflação para 0,9% em novembro

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) subiu 0,9% em novembro face ao mesmo mês de 2017, desacelerando face à variação de 1,0% em outubro, confirmou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

INE confirma desaceleração da inflação para 0,9% em novembro
Notícias ao Minuto

11:24 - 12/12/18 por Lusa

Economia Dados

Em termos mensais a inflação foi 0,4% (-0,1% no mês precedente e -0,3% em novembro de 2017) e a variação média dos últimos 12 meses fixou-se em 1,1%, taxa idêntica à registada no mês anterior, acrescenta o INE.

Estes dados coincidem com a estimativa rápida dos preços do consumidor divulgada pelo INE em 30 de novembro.

A inflação subjacente (que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 0,5% (abaixo dos 0,6% avançados na estimativa rápida), quando em outubro tinha sido de 0,4%.

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) cresceu 0,9% em termos homólogos (abaixo dos 1,0% avançados na estimativa rápida), taxa superior em 0,1 pontos percentuais à do mês anterior e inferior em 1,1 pontos percentuais à estimativa do Eurostat para a área do Euro (em outubro, esta diferença situou-se em 1,4 pontos percentuais).

Segundo o INE, o IHPC registou uma variação mensal de -1,0% (-0,5% no mês anterior e -1,1% em novembro de 2017) e uma variação média dos últimos doze meses de 1,2% (valor inferior em 0,1 pontos percentuais ao registado em outubro).

Quanto às rendas de habitação, registaram um aumento homólogo de 2,7% em novembro, valor superior em 0,2 pontos percentuais ao apurado no mês anterior, "tendo Lisboa e o Algarve registado os aumentos mais intensos (3,3%)", nota o INE.

Para o mesmo período, o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado registou uma variação mensal de 0,2% (valor idêntico ao registado no mês anterior).

"A região com a variação mensal mais elevada foi a do Algarve (0,3%), tendo todas as restantes regiões apresentado variações positivas", acrescenta.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório