Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 12º MÁX 26º

Portugal 'vai' ao mercado na próxima quarta-feira para reembolsar FMI

Portugal vai emitir obrigações com maturidade a cinco e a 10 anos. No total, pretende arrecadar até 1.250 milhões de euros.

Portugal 'vai' ao mercado na próxima quarta-feira para reembolsar FMI
Notícias ao Minuto

13:18 - 09/11/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia IGCP

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou, esta sexta-feira, que vai realizar um leilão na próxima quarta-feira para "pagar antecipadamente parte do empréstimo do FMI". Com esta emissão de dívida, o IGCP tenciona arrecadar entre 1.000 milhões e 1.250 milhões.

O leilão está assim agendado para a próxima quarta-feira - dia da semana em que normalmente este tipo de emissões acontecem - e serão emitidas obrigações do tesouro (OT) cuja maturidade vence em 25 de Outubro de 2023 (cinco anos) e em 17 de Outubro de 2028 (10 anos).

No mês passado, o IGCP realizou um leilão de dívida a dez anos, onde foram emitidos 782 milhões de euros com uma taxa de juro de juro em 1,939%. Porém, na altura, a incerteza política em torno de Itália agravou os custos de financiamento. 

Recorde-se que Portugal começou a reembolsar antecipadamente ao FMI em 2015, o que tem levado à poupança de juros. A última vez que Portugal pagou uma tranche foi em janeiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório