Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

O "menino de rua" que chegou ao Benfica em busca de "um sonho de criança"

A 'viagem' de Gedson Fernandes começou no Frielas, clube onde iniciou a sua formação, até chegar um convite do Benfica, que o levou à Caixa Futebol Campus. Numa entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, o jovem falou sobre o seu "sonho de criança".

O "menino de rua" que chegou ao Benfica em busca de "um sonho de criança"
Notícias ao Minuto

08:04 - 27/10/17 por Andreia Brites Dias com Ruben Valente

Desporto Gedson Fernandes

"Ser um jogador de alto nível é o sonho de todas as crianças". Pode ser de todas as crianças ou só de algumas mas uma coisa e certa: É o sonho de Gedson. Um sonho a que o jovem jogador começou a dar forma muito cedo, quando chegou ao Frielas, até ao salto para o Benfica, onde atualmente atua ao serviço da equipa B.

A aventura pelo futebol começou ainda menino. Aos 8 anos, Gedson Fernandes começou a treinar no emblema de Loures e estava longe de imaginar o que vinha a seguir.

A dedicação ao treino sempre fez parte das suas prioridades e incluía (até) sair de casa às escondidas da sua mãe. Como já tinha contado Paulo Sérgio, o presidente do Frielas, ao Desporto ao Minuto, o "menino" – na altura – ficava a treinar enquanto as luzes do campo estivessem acesas…

"Sempre gostei muito de futebol mas os meus pais não. Eles queriam que eu estudasse, mas isso nunca resultou comigo. Às vezes saía de casa para treinar sem a minha mãe saber. Treinava e depois chegava a casa às tantas da noite e tentava que a minha mãe não descobrisse. Quando o treino acabava, toda a gente ia para casa e eu ainda ficava a chutar bolas. Era uma criança divertida que estava atrás de um sonho e ainda estou", começou por contar, um pouco envergonhado, em entrevista ao Desporto ao Minuto.

Bastou a primeira pergunta sobre o início do futebol na sua vida e Gedson não demorou em falar mais sobre o Frielas. Um clube que encara uma parte da "família" e que não trocava… por nada.

"Recordo as amizades que fiz no Frielas, onde as pessoas me acolheram como se fosse uma grande família. Uma família que não consigo esquecer. Se eu pudesse voltar atrás, não trocaria aquele clube por nada. Porque foi no Frielas que comecei a minha carreira."

Notícias ao MinutoGedson Fernandes em entrevista ao Desporto ao Minuto. © Notícias ao Minuto

O sonho em se tornar num jogador profissional sempre esteve presente, tal como o foco. No entanto, quando o sonho começou a ganhar forma, até achou "demasiado" para ser verdade: "Quando fui abordado pelo Benfica não queria aceitar a realidade, porque pensei que era demasiado para mim. Porque eu era um menino de rua, não sabia muito de futebol. Depois o Benfica falou comigo, com o Frielas e de seguida com os meus pais", explicou.

Mudar para um clube como o Benfica não foi fácil, mas o ambiente proporcionou uma boa adaptação à realidade que Gedson vê como a oportunidade para continuar a lutar pelo seu sonho.

"Não é fácil para nenhum jogador deixar uma casa onde iniciou o seu trajeto. Tive algumas dificuldades no início, mas, com o tempo, fui-me adaptando. Também tive excelentes colegas e treinadores. Excelentes pessoas que sempre me acompanharam e que me deram as melhores condições para me inserir no clube", contou.

"Ser um jogador de alto nível é o sonho de todas as crianças. Nem todos podem ter essa capacidade, porque é algo muito difícil, mais do que muitos pensam. Não é só correr atrás de uma bola durante 90 minutos, ter 11 para 11 e estar ali numa brincadeira. Eu sabia das dificuldades pelas quais ia passar e é muito difícil. É um sonho que toda a gente quer, é um sonho que eu sempre quis e é um sonho pelo qual eu luto todos os dias", terminou. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório