Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Dossiers Adrien e William podem prolongar-se até 2018

Em entrevista ao Desporto ao Minuto, Fernando Veiga Gomes esclareceu algumas questões relacionadas com a inscrição de Adrien Silva e com a polémica criada em torno de Sporting e West Ham por William Carvalho.

Dossiers Adrien e William podem prolongar-se até 2018
Notícias ao Minuto

08:15 - 08/09/17 por Andreia Brites Dias

Desporto Fernando Veiga Gomes

Adrien Silva foi jogador dos leões até muito perto do fecho do mercado. Até ao último dia, até à última hora. Até mesmo ao último minuto. E para lá do último minuto. No passado dia 31 de agosto, Sporting e Leicester City chegaram a acordo para a transferência do atleta, mas excederam o tempo, e a FIFA não 'perdoou'.

O emblema inglês ainda pediu extensão de duas horas para inscrever Adrien, mas os documentos atrasaram-se 14 segundos e a decisão da FIFA é que não há 'volta a dar'. O jogador só pode ser inscrito em janeiro, no próximo mercado de transferências.

Neste sentido, o Leicester City procura a melhor opção para tentar resolver a situação em que Adrien Silva se encontra. Uma delas pode passar pelo recurso ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAD). Mas quanto tempo é que o recurso pode demorar? O Desporto ao Minuto ouviu Fernando Veiga Gomes, advogado especializado em direito desportivo, e esclareceu a questão.

"O TAD tem o poder de contrariar a decisão da FIFA, tomar uma outra decisão e dizer que, por algum motivo, seria justificável o atraso. Quanto ao tempo? É difícil de dizer", começou por explicar.

"Depende da natureza do processo, da prova, da quantidade de documentos e testemunhas que possam ser ouvidas. Nunca antes de seis meses. Podem pedir urgência, tendo em conta a situação do jogador mas, mesmo assim, tenho dúvidas que, em tempo útil, possa haver uma decisão que permita o jogador jogar. Não conheço os pormenores do processo... Mas é certo que o jogador não vai jogar no imediato", acrescentou.

Foram apenas alguns segundos de atraso na entrega de toda a documentação, porém, "a FIFA é muito restrita com o prazo de inscrição, são regras que fazem parte da natureza do futebol."

Mas Adrien Silva não é o 'único' caso que tem 'dado que falar'. William Carvalho não chegou a sair para o West Ham, porém, o tema ainda é discutido. O clube leonino diz que não houve uma proposta concreta pelo médio, já o emblema inglês garante o contrário. Entretanto, os leões comunicaram, na última quarta-feira, que irão avançar com uma queixa na FIFA contra o West Ham por aliciamento de um jogador, uma questão que vai contra os regulamentos.

"Há disposições que impedem que os clubes, fora dos últimos seis meses de contrato, contactem diretamente o jogador, têm sempre de contactar o clube, e há sanções para isso", esclareceu Fernando Veiga Gomes.

"A FIFA abriria um processo de investigações ao West Ham e podia condenar o clube. O Comité Disciplinar da FIFA demora bastante nestes casos, pode demorar entre seis meses a um ano, pelo menos. Neste caso, as sanções são indemnização ou sanções desportivas para o clube que esteve a induzir o jogador a romper o contrato, como a proibição do registo de novos jogadores", completou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório