Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Demasiado Bruno Fernandes para tão pouco Vitória

Internacional sub-21 português, com dois golos e uma grande exibição, ajudou o Sporting a assegurar uma goleada de 5-0 sobre o Vitória de Guimarães. Os restantes tentos ficaram a cargo de Bas Dost e Adrien.

Demasiado Bruno Fernandes para tão pouco Vitória

O Sporting continua invicto na presente edição da I Liga. Depois de vencer Desportivo das Aves e Vitória de Setúbal, a equipa orientada por Jorge Jesus foi a Guimarães arrancar uma goleada por 5-0.

Bruno Fernandes esteve em especial destaque, ao marcar dois (grandes) golos, mas também Bas Dost se mostrou com um 'bis', deixando os leões na liderança partilhada do campeonato, com nove pontos em nove possíveis. 

Bruno Fernandes e Bas Dost: A cara de um leão diferente

Em relação à equipa que, na passada terça-feira, empatou em Alvalade diante do modesto Steaua Bucareste, Jorge Jesus operou apenas uma alteração: retirou Daniel Podence e lançou Bruno Fernandes. Mas o Sporting mudou muito mais do que isso.

O internacional sub-21 português foi um autêntico 2-em-1. Ora aparecia no meio-campo, a ajudar Adrien a construir o jogo leonino, ora aparecia na frente, a combinar com Bas Dost e a rematar com perigo.

Por falar em Bas Dost… Que seja bem-vindo a 2017/18. Após exibições menos conseguidas frente a Desportivo das Aves, Vitória de Setúbal (onde até marcou) e Steaua, o internacional holandês voltou a mostrar faro para o golo, mas com ‘aditivos’.

Ao invés de aparecer sozinho na grande área, como tantas vezes aconteceu nos últimos jogos, foi bem mais importante na organização ofensiva. Quando Bruno Fernandes avançava, era ele quem recuava. Quando Gelson fazia diagonais, era ele quem aparecia na ala.

Uma nova dinâmica que trouxe ao de cima um Sporting diferente… para melhor.

Castelo de papel desmoronou com ‘magia’ e (muitos) erros

O Sporting mudou muito (e bem) em relação aos passados encontros. Mas não há organização que explique aquilo que Bruno Fernandes fez logo aos três minutos de jogos. Pegou na bola fora da área, viu Miguel Silva adiantado e atirou direitinho ao ângulo da baliza vimaranense. Um momento único de futebol.

O Vitória de Guimarães ainda ensaiou uma resposta e até teve uma oportunidade de marcar, fruto de um erro de Rui Patrício aos 18 minutos. Mas, por muito que os homens da frente subissem de patamar, eram os de trás que estragavam a festa.

Aos 21 minutos, Bas Dost, o homem mais perigoso do Sporting, apareceu completamente sozinho a cabecear para o segundo golo leonino. Três minutos depois, Rodrigo Battaglia ‘rasgou’, com um belo passe para Fábio Coentrão, a defesa vimaranense. A bola foi parar a um, mais uma vez, sozinho Bas Dost, que só teve de empurrar.

Pedro Martins tem, sem dúvida, muito trabalho pela frente para colocar este Vitória de Guimarães ao nível da passada temporada.

Um passeio por Guimarães

A segunda parte trouxe um Vitória de Guimarães empenhado em, pelo menos, encurtar a desvantagem para o Sporting, e até esteve perto de o fazer, com o remate de Raphinha a passar a centímetros da baliza defendida por Rui Patrício.

Mas, tal como a primeira parte, Bruno Fernandes colocou de parte qualquer tática ou estratégia. Pegou na bola no meio-campo, arrancou e, a mais de 30 metros da baliza, atirou forte para o quarto golo da noite, o segundo da conta pessoal.

Daí para a frente, o Sporting limitou-se a gerir o jogo. Ainda que em 'modo passeio', teve pernas para, aos 85 minutos, chegar à mão cheia. Após uma jogada bem desenhada, a bola acabou em Adrien, que fechou a contagem em 5-0. 

Momento do jogo: O primeiro golo de Bruno Fernandes é, sem sombra de dúvida, o momento mais marcante deste Vitória-Sporting, mas será, também, recordado como um dos melhores da época. Logo aos três minutos de jogo, pegou na bola à entrada da área e rematou com tanta potência quanta colocação, sem deixar qualquer hipótese a Miguel Silva. Um grande momento que abriu caminho a uma vitória folgada dos verde e brancos.

Acompanhamento

90' - Apito final em Guimarães. O Sporting conquista uma vitória folgada, graças aos golos de Bruno Fernandes (bis), Bas Dost (bis) e Adrien.

85' - GOLOOOO do Sporting! Bela jogada coletiva do Sporting, que culmina nos pés de Adrien Silva. O capitão, com um remate simples, faz o 5-0 para o conjunto leonino.

83' - Última alteração na equipa do Sporting. Sai Mathieu e André Pinto estreia-se de leão ao peito.

79' - Quase o quinto do Sporting! Gelson Martins penetra na grande área e faz um passe atrasado para Iuri Medeiros, que, de primeira, atira por cima.

78' - Jorge Jesus volta a mexer na equipa. Tira Fábio Coentrão e coloca Jonathan Silva no seu lugar.

75' - A 15 minutos do fim, um jogo bem mais calmo em Guimarães. O Sporting, com uma vantagem folgada, tirou o pé do acelerador e vai gerindo o jogo. Quanto ao Vitória, continua sem ter arte nem engenho para fazer 'mossa' ao adversário.

69' - Pedro Martins esgota as substituições. Coloca Rafael Martins no lugar de Hélder Ferreira.

62' - Primeira alteração no Sporting. Jorge Jesus tira Acuña e lança Iuri Medeiros.

60' - GOLOOOO do Sporting! Mais um grande momento de Bruno Fernandes! Recebe a bola no meio-campo, avança no terreno e arrisca o remate de longe, que só acaba no fundo das redes à guarda de Miguel Silva. Siga, aqui, todos os momentos do Vitória-Sporting.

58' - Pedro Martins é o primeiro a mexer na equipa. Saem Hurtado e Zungu, entram Sturgeon e Rafael Miranda.

57' - Erro de Piccini quase dá o golo ao Vitória de Guimarães! Na tentativa de atrasar a bola para Rui Patrício, deixou a bola nos pés de Hurtado. Valeu a atenção do guarda-redes leonino, que sobressaiu no um-para-um e desviou para canto.

55' - Marcos Acuña desperdiça oportunidade fulgurante para marcar. Recebeu um passe de Fábio Coentrão na grande área, mas, de primeira, atirou muito por cima da baliza adversária.

53' - Responde o Sporting, por Piccini! Grande arrancada do lateral italiano, que deixa dois adversários para trás e remata para a defesa de Miguel Silva.

50' - Vitória de Guimarães muito perto do golo! Após um canto marcado do lado direito do ataque, a bola sobra para Raphinha, que remata de primeira a centímetros da baliza do Sporting.

46' - Começa a segunda parte do Vitória-Sporting. Acompanhe, aqui, todas as emoções da partida.

45' - Intervalo em Guimarães. O Sporting recolhe aos balneários com uma vantagem confortável, face ao (grande) golo e de Bruno Fernandes e ao 'bis' de Bas Dost. O Vitória de Guimarães tem tentado ensaiar uma resposta, mas a defesa de 'papel' tem dificultado que esta seja mais contundente.

44' - Bruno Fernandes volta a tentar o golo. O médio recebe um cruzamento de Acuña, na grande área, e remata com força, mas na direção de Miguel Silva.

43' - Novamente Rui Patrício a ser posto à prova, desta feita por Raphinha. O avançado, na marcação de um pontapé livre, atirou colocado, mas o guarda-redes leonino agarrou com segurança.

41' - O Vitória tenta responder, com um remate potente de Hurtado de fora da área, mas a bola vai à figura de Rui Patrício.

24' - GOLOOOOO do Sporting! Outra vez Bas Dost! Belo passe de Battaglia, a lançar Fábio Coentrão na ala esquerda. O internacional português colocou a bola nos pés do holandês, que, só com Miguel Silva pela frente, atirou para o fundo das redes. Acompanhe, aqui, todas as emoções da partida.

21' - GOLOOOOO do Sporting! Acuña marcou um pontapé-livre do lado esquerdo, conquistado por Fábio Coentrão, e, na grande área, Bas Dost vai às alturas fazer o 2-0 para o Sporting. Não perca, aqui, os principais momentos do encontro.

18' - Erro de Rui Patrício provoca um calafrio na defesa leonina! O guarda-redes não consegue agarrar após um cruzamento rasteiro e deixa-a à mercê dos avançados do Vitória. Valeu, no entanto, uma recuperação rápida a emendar a 'asneira'.

15' - Primeiro quarto de hora dividido em Guimarães, ainda que com maior ascendente por parte do Sporting. Bruno Fernandes tem feito toda a diferença, não só graças ao grande golo que marcou, como especialmente por aquilo que tem feito o Sporting jogar. Destaque, ainda, pela negativa, para as camisolas escolhidas para o encontro. 'Confuso para o espectador' é a expressão mais simpática que se pode usar.

8' - Está de pé quente Bruno Fernandes! O médio leonino, de primeira, à entrada da área, ensaia um remate cheio de potência, mas a bola sai ao lado da baliza à guarda de Miguel Silva.

3' - GOLOOOOO do Sporting! Que grande golo de Bruno Fernandes! O internacional sub-21 português viu Miguel Silva ligeiramente adiantado e atira, forte, ao ângulo da baliza vimaranense. Grande momento de futebol a abrir o marcador em Guimarães. Siga, aqui, todas as emoções do Vitória-Sporting.

1' - Primeiro remate do jogo parte dos pés de João Aurélio. No entanto, a tentativa, de fora da grande área, sai muito por cima da baliza de Rui Patrício.

0' - Apito inicial no Vitória de Guimarães-Sporting. Acompanhe, aqui, os principais momento do encontro da terceira jornada da I Liga.

'Onze' do Sporting: Rui Patrício; Piccini, Mathieu, Coates, Fábio Coentrão; Battaglia, Adrien, Gelson, Acuña; Bruno Fernandes e Bas Dost.

'Onze' do Vitória: Miguel Silva; João Aurélio, Pedro Henrique, Marcos Valente, Sacko; Celis, Zungu, Raphinha, Hurtado, Hélder; Texeira.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório