Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Vieira: O perfil de um dirigente que devolveu o Benfica à glória

Com a proximidade das eleições 'encarnadas' , o Noticias ao Minuto elaborou um perfil detalhado do Presidente do Benfica.

Vieira: O perfil de um dirigente que devolveu o Benfica à glória
Notícias ao Minuto

09:00 - 27/10/16 por Luís Moreira com Sérgio Abrantes

Desporto Análise

O início:

Luís Filipe Vieira Ferreira nasceu a 22 de junho de 1949, na cidade de Lisboa, local onde permaneceu até o dia de hoje. A sua carreira dentro do mundo do futebol teve início na década de 90 com a entrada de Vieira na presidência do Alverca, clube que esteve na I Liga de 1998 a 2001.

No entanto, 2001 é o ano de viragem para Vieira, tornando-se diretor geral do Benfica, cargo que iria exercer até ao dia 31 de Outubro de 2003, precisamente o ano em que ganhou as eleições do clube 'encarnado'.

Principais trabalhos

O líder irá ficar na história das 'águias' não só como um dos presidentes com mais mandatos no clube, mas também por ter sido o mentor do novo Estádio da Luz. Para além disso, inaugurou e aumentou o centro de estágio do Seixal (de onde já saíram pérolas como Renato Sanches, Bernardo Silva ou André Gomes). É importante acrescentar que saiu da sua cabeça a ideia de criar a Benfica TV e a Fundação Benfica. 

Títulos Conquistados

Vieira foi dos presidentes que mais ganhou no Benfica, no currículo conta com cinco Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal, três Supertaças e ainda sete Taças da Liga. Um número invejável de títulos num espaço de tempo de 13 anos de mandato.

Os técnicos de Vieira

Pelas mãos do presidente passaram oito treinadores: José Camacho, Giovanni Trapattoni, Ronald Koeman, Fernando Santos, Fernando Chalana, Quique Flores, Jorge Jesus  e o atual treinador do Benfica, Rui Vitória.

Objetivos cumpridos no último Mandato 

Vieira conseguiu cumprir 6 objetivos importantes no seu último mandato. O primeiro foi ter ganho três campeonatos (2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016) e ter ido a uma final europeia (em 2014 enfrentou o Chelsea na final).

Para além de títulos no futebol, o presidente das 'águias' conquistou 50 títulos nas modalidades em apenas três anos.

O feito mais visível foi mesmo ter conseguido apostar na formação do clube ( exemplos, Nuno Semedo, Renato Sanches ou José Gomes), um sonho antigo do presidente.

Um dos pontos altos do último mandato foi mesmo a passagem dos direitos televisivos para o canal do clube. Algo inédito no panorama nacional.

Por fim, Vieira inaugurou o museu Cosme Damião, na tentativa de relembrar toda a história do clube e criar uma maior ligação entre o clube e os seus adeptos.

Objetivos para o próximo mandato

Nesta nova era, Luís Felipe Vieira tenciona consolidar a hegemonia no futebol português, querendo terminar a década como o clube com mais palmarés. A juntar a isso, o presidente tenciona apostar no mercado asiático e norte-americano para expandir a marca Benfica.

No próximo mandato o pensamento para a formação será o mesmo, ou seja, continuar apostar no Caixa Futebol Campus.

Numa última instância, o líder pretende reduzir o passivo bancário do clube (um dos maiores passivos da Liga Portuguesa).

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório