Presença portuguesa em destaque na edição 25/26 da Liga do Qatar

São vários os jogadores e treinadores com ligação em Portugal que vão competir pelo título de campeão nesta época. Competição arranca já na próxima quinta-feira. Al-Sadd é o principal favorito.

AR-RAYYAN, QATAR - MARCH 04: Head coach of Ar Rayyan, Artur Jorge gestures during the Asian Champions League (AFC) between Al Rayyan and Al Ahli at Ahmad bin Ali Stadium in Ar Rayyan, Qatar on March 04, 2025. (Photo by Mohammed Dabbous/Anadolu via Getty I

© Getty Images

Rodrigo Querido
12/08/2025 17:55 ‧ há 2 horas por Rodrigo Querido

Desporto

Qatar

A Arábia Saudita tem sido o campeonato de futebol do Médio Oriente com maior destaque na imprensa europeia, sobretudo pela presença de Cristiano Ronaldo no Al Nassr, onde pontificam ainda os portugueses Jorge Jesus e João Félix. A eles podemos acrescentar outros jogadores nacionais como Rúben Neves e João Cancelo, do Al Hilal, Danilo Pereira, do Al-Ittihad Jeddah, ou ainda Daniel Podence, Fábio Martins e André Moreira.

 

Mas nesta zona do globo há uma outra liga que tem vindo a ganhar cada vez mais presença portuguesa. Falamos da Liga do Qatar, ou na versão inglesa, a Qatar Stars League. Profissionalizada em 2008, esta liga conta com Antero Henrique, antigo dirigente do FC Porto, como diretor desportivo. Esta temporada, 12 equipas vão lutar durante 22 semanas para tentar 'roubar' o título de campeão ao Al-Sadd, que é o atual detentor e o clube com mais títulos ao longo da história de toda a competição (18).

A desafiar o Al-Sadd, que é orientado pelo espanhol Félix Sánchez e que, há um par de anos, chegou a ser treinado por Jesualdo Ferreira, vão estar dois treinadores portugueses: Pedro Martins e Artur Jorge. O treinador madeirense orienta o Al-Gharafa, ao passo que o antigo timoneiro do Botafogo está a liderar o Al-Rayyan.

Pedro Martins, de 54 anos, segue para aquela que é a sua quarta temporada ao serviço do Al-Gharafa. Na última temporada, o treinador madeirense levou a sua equipa ao terceiro lugar no campeonato, o que garantiu a presença na Liga dos Campeões asiática. Para tentar cumprir os objetivos para esta temporada, o técnico português recebeu um reforço de peso.

O futebolista hispano-guineense Álvaro Djaló, que já representou o Sporting de Braga em Portugal, chegou ao Al-Gharafa por empréstimo do Athletic Bilbao, que confirmou os detalhes do negócio, em nota oficial. O acordo inclui uma opção de compra não obrigatória.

Por seu turno, Artur Jorge chegou ao Al-Rayyan no decorrer da época passada, depois de um tremendo sucesso ao serviço do Botafogo e que culminou com a conquista da Taça Libertadores e do Brasileirão. No contexto qatari, as coisas não correram da melhor maneira ao treinador português, que levo a sua equipa ao quinto lugar e com 33 pontos.

Um dos nomes sonantes contratado pelo Al-Rayyan foi o brasileiro Gregore, que se cruzou com Artur Jorge no Botafogo. No plantel já constavam o português André Amaro, um antigo jogador do Vitória SC, e o brasileiro Róger Guedes, melhor marcador da última edição do campeonato do Qatar.

Vários jogadores de peso a atuar em solo qatari

Além de André Amaro, Rúben Lameiras ou Diogo Amaro são alguns dos jogadores portugueses a atuar neste campeonato de futebol do Qatar. O mais recente luso a rumar a solo qatari foi Artur Jorge, filho do treinador do Al-Rayyan, que trocou o Farense pelo Al-Shahania e será agora adversário do pai a partir da próxima temporada.

Aos nomes portugueses, juntam-se outros craques de nomeada como Roberto Firmino, Marco Verratti, o antigo jogador do Sporting Pablo Sarabia, Krzysztof Piatek, Mason Holgate, Raul de Tomás, Jordan Veretout e Álex Collado. Todos irão, a partir da próxima quinta-feira, lutar para tentar ser o campeão no Qatar.

Artur Jorge e Pedro Martins vão ter tecnologia inovadora

Há cerca de um mês, foi dada a conhecer a nova bola da Qatar Stars League. Esta bola possui tecnologia inovadora que permitirá melhorar a qualidade da arbitragem no país, uma vez que permite um "acompanhamento em tempo real" dos seus movimentos, podendo ser determinante para acelerar aas decisões do VAR em lances de fora de jogo, por exemplo. 

"A bola original, inspirada nas cores da bandeira do Qatar e com detalhes dourados que evocam as areias do deserto, incorpora uma tecnologia inovadora que otimiza a aerodinâmica com um design de 20 painéis. Além disso, possui um sistema que garante que a bola mantenha a sua forma e precisão. O acompanhamento em tempo real de cada movimento será possível graças a um aparelho que enviará dados precisos ao sistema VAR para agilizar e melhorar as decisões da arbitragem", pode-se ler em comunicado enviado ao Desporto ao Minuto.

Leia Também: Artur Jorge é submetido a intervenção cirúrgica e desfalca Al-Rayyan

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mattia Debertolis morre após desmaiar em prova de orientação nos Mundiais

Óbito

Mattia Debertolis morre após desmaiar em prova de orientação nos Mundiais

Liga portuguesa

ClubeJPts
1FC Porto13
2Famalicão13
3Sp. Braga13
4Arouca13
5Gil Vicente13
6Sporting13
7Moreirense13
8Estoril11
9Estrela11
10Benfica00
11Rio Ave00
12Alverca10
13AVS10
14C.D. Nacional10
15Casa Pia10
16Santa Clara10
17Tondela10
18Vitória SC10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Courtois com equipa na F1? "É difícil, mas objetivo é subir à F3 e à F2"

Real Madrid

Courtois com equipa na F1? "É difícil, mas objetivo é subir à F3 e à F2"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas