A I Liga de futebol está de volta. Na passada sexta-feira, Casa Pia e Sporting deram o pontapé de saída na edição 2025/26 da competição, com sorrisos verde e brancos.
Em Rio Maior, os leões deram uma resposta positiva ao desaire [0-1] sofrido na Supertaça Cândido de Oliveira ante o rival Benfica e venceram os gansos por 0-2, com golos de Francisco Trincão e de Morten Hjulmand.
No sábado, o Gil Vicente foi até ao Funchal para sair vitorioso da visita ao Nacional da Madeira. Por seu turno, o Arouca venceu na receção ao AVS.
A tarde de domingo ficou marcada por surpresas e regressos. O europeu Santa Clara (em vantagem na terceira pré-eliminatória da Liga Conferência) perdeu na visita ao terreno do Famalicão O Alverca desloca-se ao reduto do Moreirense e perdeu no retorno ao primeiro escalão do futebol nacional.
Por seu turno, o Tondela enfrentou, fora de casa, o Sporting de Braga, que está a meio da terceira pré-eliminatória da Liga Europa frente ao Cluj, da Roménia, e averbou uma derrota no regresso ao convívio com os 'grandes'.
E por falar em 'grandes', o FC Porto, no Estádio do Dragão, recebeu e venceu diante do Vitória SC, num jogo marcado pela estreia de Francesco Farioli e Luís Pinto no comando técnico das respetivas equipas em jogos oficiais. A primeira ronda da I Liga ficará apenas completa no dia 23 de setembro, com a receção do Benfica ao Rio Ave.
Reveja abaixo as principais incidências da primeira jornada do campeonato:
Leia Também: Vasco Seabra quer um Arouca "entusiasmante", mas mais consistente