O Gil Vicente venceu, por 2-0, o Nacional, na Madeira, para a primeira jornada da I Liga de Futebol, acentuando, assim, a crise de resultados dos insulares, que já não vencem a ronda inaugural da competição desde 2010/11.
Antes do apito inicial, as duas equipas perfilaram-se no centro do relvado e prestaram o minuto de silêncio em homenagem a Jorge Costa, antigo defesa-central do FC Porto e da Seleção Nacional, vítima de paragem cardiorrespiratória na sala de emergência do Hospital do São João, no Porto.
No que toca ao jogo, a primeira oportunidade de golo pertenceu aos locais. Aos 10', o guarda-redes Andrew realizou um 'milgare' ao defender, com o pé direito, o remate de Matheus Dias, perto da pequena área. No entanto, a equipa de arbitragem, chefiada por David Silva, assinalou posição irregular do médio brasileiro.
A partida tinha maior incidência junto da baliza gilista, mas os comandados de Tiago Margarido pecaram na definição. Contra a corrente do jogo, aos 35', os visitantes inauguraram o marcador. Na sequência de um longo lançamento lateral, Pablo foi mais forte que o adversário e, depois de driblar José Gomes, atirou rasteiro junto ao poste direito, sem hipóteses para Lucas França.
Em tempo de compensação, aos 45'+2, Martín Fernández ficou solto de marcação e cruzou para o coração da área, encontrando Luís Esteves, que aplicou a 'lei do ex'. O médio celebrou de forma contida por respeito à antiga equipa.
Na segunda parte, a história do jogo permaneceu igual. Os locais dominaram, mas faltou inspiração no último terço. Por sua vez, o Gil manteve-se seguro defensivamente e só atacou quando tinha total certeza. Aos 86', Luís Esteves, camisola 10, candidatou-se ao segundo golo na conta pessoal, mas o remate saiu por cima da baliza.
Na resposta, aos 88', André Sousa tentou aproveitar o fator do vento a favor, causando perigo com um canto direto. Valeu o atento Andrew, guarda-redes sub-23 pelo Brasil, a afastar o perigo com uma palmada!
O Gil Vicente, liderado por César Peixoto, conquistou os primeiros três pontos na presente edição da I Liga e 'colou-se' ao Sporting na liderança da prova, ainda que à condição.
Neste sábado, haverá ainda mais um jogo. O Arouca recebe, pelas 20h30, o AVS.
Leia Também: EM DIRETO: Nacional vence Gil Vicente na estreia na I Liga