Ataque ao 'tri' começou. Sporting 'verga' Casa Pia no arranque da I Liga

Bicampeões nacionais iniciaram, esta sexta-feira, a defesa do título, com vitória, por 2-0, em Rio Maior. Com Luis Suárez no onze, Trincão e Hjulmand foram os responsáveis dos golos da equipa liderada por Rui Borges.

RIO MAIOR, PORTUGAL - AUGUST 8: Francisco Trincao of Sporting CP celebrates with teammates after scoring a goal during the Liga Portugal Betclic match between Casa Pia AC and Sporting CP at Estadio Municipal de Rio Maior on August 8, 2025 in Rio Maior, Po

© Getty Images

Luis Júnior
08/08/2025 22:14 ‧ ontem por Luis Júnior

Desporto

I Liga

O bicampeão Sporting venceu, esta sexta-feira, o Casa Pia, por 2-0, na jornada inaugural da I Liga de Futebol. Antes do apito inicial, em Rio Maior, nota para o minuto de silêncio exemplarmente respeitado em homenagem a Jorge Costa, antigo defesa-central do FC Porto e da Seleção Nacional, vítima de paragem cardiorrespiratória na sala de emergência do Hospital São João, no Porto.

 

No que toca ao jogo, Francisco Trincão, aos 42', apontou o primeiro golo da turma verde e branca no campeonato, isto já depois da falta de eficácia de Luis Suárez, novidade no centro do ataque.

Na segunda parte, a bola parada foi fulcral para um maior conforto dos leões na partida. Aos 62', Morten Hjulmand deu resposta a um livre cobrado por Francisco Trincão. A partida trouxe más notícias para Rui Borges, que perdeu Maxi Araújo e Diomande devido a lesão. Em sentido contráro, Ricardo Mangas fez a estreia de leão ao peito.

Filme do jogo

Rui Borges gostou do que viu na Supertaça, frente ao Benfica, e promoveu apenas uma alteração, com a entrada de Luis Suárez para o centro do ataque em detrimento de Conrad Harder.

A partida começou com um 'bico para a frente' dos locais, na tentativa de começar a exercer uma forte pressão sobre o adversário, à semelhança do que faz o PSG, campeão europeu. No entanto, os leões cedo assumiram o domínio da posse de bola. Aos 4', Luis Suarez esteve na origem do primeira cartão amarelo na presente edição da I Liga, aproveitando uma falha de concentração de João Goulart.

Pouco depois, aos 9', o avançado colombiano ficou perto de apontar o primeiro golo pelo novo clube, mas o guardião Patrick Sequeira foi rápido a sair da baliza, após bola enviada ao poste por Morten Hjulmand.

A segunda bola nos ferros apareceu aos 20', desta feita por Maxi Araújo na sequência de um pontapé de canto. O processo ofensivo do Sporting evidenciou dinâmicas interessantes. O lateral-direito Ivan Fresneda juntava-se a Diomande e Gonçalo Inácio na primeira fase de construção, ao passo que os corredores eram entregues a Geny Catamo, pela direita, e Maxi Araújo, na esquerda. No ataque, Pedro Gonçalves e Trincão estiveram metidos por zonas interiores junto de Luis Suárez, que voltou, aos 34', a ameaçar o golo, mas o remate saiu fraco para as mãos de Patrick Sequeira.

O guarda-redes costa-riquenho ia deitando tudo a perder, aos 40', com um remate contra Luis Suárez, novamente, infeliz na finalização. Logo a seguir, aos 42', o Sporting abriu o ativo, numa bela jogada entre Pedro Gonçalves e Trincão, com este último a atirar para o fundo das redes.

No arranque da segunda parte, Maxi Araújo voltou a revelar problemas físicos e cedeu o lugar a Ricardo Mangas, que fez a estreia de leão ao peito. O azar bateu à porta da equipa de Rui Borges, que teve de fazer nova substituição forçada, após lesão de Diomande.

A vantagem leonina aumentou aos 62', pelo capitão Morten Hjulmand na sequência de um livre direto cobrado por Trincão. Dez minutos volvidos, Quenda isolou Luis Suárez na profundidade, mas o remate saiu à malha lateral.

O jogo não teve apenas incidências do Sporting, mas a verdade é que o Casa Pia não teve, praticamente, remates enquadrados na baliza defendida por Rui Silva. O sinal mais perigoso apareceu já em tempo de compensação, aos 90'+2, fruto de um cabeceamento de Svensson para o encaixe fácil do guardião internacional português.

Vitória segura e justa dos bicampeões nacionais, que partem, à condição, na frente da prova, colocando pressão no FC Porto e Benfica.

Momento do jogo: Golo de Morten Hjulmand (62') deu maior tranquilidade ao Sporting, que ficou a vencer por dois golos sem resposta, o que permitiu gerir a vantagem com mais conforto.

Leia Também: Assunto resolvido. FC Porto 'envia' médio para os Estados Unidos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu guarda-redes do Núcleo Sporting de Castro Verde

Óbito

Morreu guarda-redes do Núcleo Sporting de Castro Verde

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Gil Vicente13
2Sporting13
3AVS00
4Alverca00
5Arouca00
6Benfica00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Moreirense00
12Rio Ave00
13Santa Clara00
14Sp. Braga00
15Tondela00
16Vitória SC00
17C.D. Nacional10
18Casa Pia10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Avaria nas luzes do carro em autoestrada: Como evitar multas

Dicas

Avaria nas luzes do carro em autoestrada: Como evitar multas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas