Foi uma entrada com o pé direito que deixaria, certamente, Jorge Costa muito orgulhoso. O FC Porto entrou da melhor forma na edição deste ano do campeonato português e venceu, na noite desta segunda-feira, o Vitória SC, por 3-0, em jogo da primeira jornada.
Num duelo com intensas homenagens ao antigo internacional português, os golos da equipa portista foram apontados por Pepê e Samu, que bisou no jogo. Francesco Farioli cumpriu o primeiro jogo oficial pelo FC Porto e passou com distinção neste teste de fogo. Já Luís Pinto, campeão da II Liga pelo Tondela na temporada anterior, estreou-se com uma derrota.
Filme do jogo:
Num duelo recheado de emoções fortes e de muitas estreias na I Liga, os primeiros momentos foram marcantes. Ainda antes do apito inicial, houve espaço para um minuto de silêncio em memória de Jorge Costa... que, erradamente, não foi respeitado por todos os adeptos presentes no Dragão. Mais à frente, e no segundo minuto de jogo, as bancadas levantaram-se para um intenso aplauso para homenagear o eterno número '2' do conjunto da cidade Invicta.
E melhor forma de homenageá-lo que não com um golo dez minutos depois. Pepê fez questão de responder a essa chamada na sequência de um contra-ataque fulminante. O espanhol Samu conduziu o esférico e libertou-o para Borja Sainz. A bola, no entanto, acabou por ir para os pés do brasileiro Pepê, que entrou na área e picou com muita classe sobre Charles. O Vitória SC protestou uma falta no início da jogada, mas o VAR validou o lance.
Como não poderia deixar de acontecer, no momento do festejo, o internacional pelo Brasil não esqueceu Jorge Costa e fez questão de agarrar uma camisola com o nome e o número '2', eternamente ligado ao antigo dirigente.
O segundo tento do conjunto da Invicta poderia ter aparecido nos minutos seguintres e logo em duas ocasiões distintas. Primeiro, aos 18 minutos, Victor Froholdt recuperou a bola numa zona adiantada do terreno de jogo, com o remate do dinamarquês, uma das figuras no arranque da temporada portista, passou a escassos centímetros do poste. Logo de seguida, o espanhol Samu contou com um golo anulado. A bola ainda entrou na baliza de Charles, mas Pepê estava em posição irregular no decorrer da jogada e o golo não contou.
Não contou à primeira, contou à segunda. Na sequência de um cruzamento que foi tirado por Alberto Costa, o avançado hispânico saltou mais alto do que toda a gente e cabeceou fortíssimo para o segundo golo dos dragões na partida aos 32 minutos. Na hora de festejar, o dianteiro levantou a camisola de jogo e mostrou uma outra branca que continha a mensagem "Descansa em paz Jorge Costa".
O Vitória SC, por sua vez, demonstrou algumas dificuldades, sobretudo para criar oportunidades de verdadeiro perigo junto de Diogo Costa. Apesar das muitas fragilidades defensivas, os vimaranenses cresceram na reta final do primeiro tempo e colocaram o FC Porto em sentido em duas ocasiões.
Aos 41 minutos, Jan Bednarek protagonizou um corte providencial que impediu que uma bola rematada por Tomás Handel fosse na direção da baliza de Diogo Costa. Em cima do apito para o descanso, o mesmo central polaco aliviou de cabeça, praticamente junto ao ângulo superior, um cruzamento de João Mendes que ia na direção da baliza.
À semelhança do que tinha acontecido na primeira metade, o FC Porto entrou a todo o gás para a segunda parte e esteve perto de volta a festejar. Após um passe de Gabri Veiga, Borja Sainz apareceu isolado no lado esquerdo da área e disparou forte para uma defesa muito apertada de Charles para canto.
Seguiram-se dois momentos de grande problema para Francesco Farioli. Aos 55 minutos, Martim Fernandes foi retirado em maca do relvado. Na sequência de uma bola dividida, o defesa caiu no relvado agarrado ao joelho, com uma lesão aparentemente grave. Dez minutos passaram e nova substituição forçada. Jan Bednarek ficou no relvado após um lance com Vando Félix e o croata Prpić cumpriu o seu jogo de estreia.
Samu Aghehowa estava ligado à ficha e foi um autêntico quebra-cabeças para os defesas dos vitorianos na reta final do jogo. Depois de uma grande defesa de Charles a remate do avançado espanhol (73'), o mesmo jogador brasileiro esteve mal na fotografia no lance do terceiro golo do FC Porto aos 79 minutos. Após uma defesa incompleta do guarda-redes do Vitória SC, a bola chegou a Samu que bisou no encontro.
Houve ainda tempo para Luuk de Jong ser lançado para os primeiros minutos oficiais com a camisola do FC Porto e ficar ligado a um lance que podia ter culminado em goleada para os portistas. De calcanhar, o neerlandês serviu de calcanhar para o tiro certeiro de Eustáquio. Contudo, a posição irregular do avançado retirou o golo ao médio canadiano.
Contas feitas, o FC Porto assume, de forma provisória, a liderança do campeonato com três pontos, os mesmos que Sporting de Braga, Arouca, Sporting, Gil Vicente, Famalicão e ainda o Moreirense. O Vitória SC segue na 16.ª posição com zero pontos.
Momento do jogo: Grande golo de Pepê a picar a bola sobre Charles e a abrir a contagem para aquilo que foi uma noite perfeita por parte do FC Porto.
Leia Também: Contra-ataque mortífero termina em golo de Pepê e homenagem a Jorge Costa
Leia Também: Cabeceamento fulminante de Samu e FC Porto amplia vantagem