O Santa Clara iniciou da pior maneira a sua participação na edição 2025/26 do campeonato português, perdendo de forma copiosa na visita, na tarde deste domingo, ao Famalicão, por 3-0, na estreia das duas equipas na I Liga.
A meio da eliminatória da Liga Conferência diante dos norte-irlandeses do Larne, a formação de Ponta Delgada, que vinha de uma retumbante vitória na ida à Irlanda do Norte na quinta-feira passada, mostrou que, para já, só consegue responder em contexto de competições europeias.
Estavam decorridos apenas cinco minutos de jogo do duelo deste domingo quando o marcador funcionou pela primeira vez na partida em pleno Estádio Municipal de Famalicão. O defesa direito Rodrigo Pinheiro decidiu deliciar os adeptos presentes na bancada com um belo golo e logo na sua estreia a marcar com a camisola dos famalicenses.
O antigo jogador do FC Porto, que segue na sua segunda época ao serviço do emblema de Famalicão, roubou o esférico a Gabriel Silva e seguiu para uma iniciativa individual que só terminou com um remate certeiro para o fundo da baliza à guarda do brasileiro Gabriel Batista. Os açorianos nada puderam fazer neste golo notável do lateral famalicense.
Ainda dentro da primeira metade, o conjunto orientado por Hugo Oliveira ampliou as contas na partida. Após uma bola nas cotas da defesa do Santa Clara, Simon Elisor foi até à linha de fundo e cruzou para o coração da área. Gustavo Sá apareceu soltou de marcação e atirou a contar em cima do minuto 19. Pouco depois, o francês Elisor apareceu solto de marcação para descontar mais um golo, mas cabeceou bem ao lado da baliza açoriana.
Já no decorrer da segunda parte, o Famalicão chegou ao seu terceiro golo na partida e logo num lance digno de ser revisto. Após uma má abordagem por parte de Matheus Pereira, o esférico acaba por sobrar para Gil Dias que, depois de puxar para dentro, rematou para golo.
O Santa Clara podia ter reduzido a desvantagem à passagem do minuto 70. O árbitro da partida Luís Godinho foi alertado pelo vídeo árbitro para uma possível grande penalidade na área do Famalicão. Luís Godinho foi rever o lance e considerou que não existiu falta na área do conjunto famalicense.
Logo depois, o Famalicão esteve perto de chegar à goleada. Zabiri isolou-se perante Gabriel Batista, mas Pedro Ferreira impediu o quarto golo do Famalicão. De seguida, ao minuto 81, Elias Manoel, com espaço na área do Famalicão, rematou fraco, à figura de Carevic.
Com esta vitória, o Famalicão posiciona-se provisoriamente na liderança do campeonato com três pontos, os mesmos que Sporting, Gil Vicente e Arouca que também venceram na primeira jornada. O Santa Clara é último com zero pontos.
Leia Também: Santa Clara só dá para consumo europeu. Açorianos 'vergados' em Famalicão