Martín Anselmi, antigo treinador do FC Porto, concedeu, esta segunda-feira, uma extensa entrevista ao podcast Clank, na qual, entre outros temas, falou sobre a sua curta passagem pelo conjunto azul e branco na última temporada.
O treinador argentino chegou ao emblema da Invicta no final do passado mês de janeiro, após uma passagem pelo Cruz Azul, do México, e num processo algo polémico. Acabou por ser despedido por parte dos dragões poucos dias depois da eliminação do Campeonato do Mundo de Clubes. Acabou por ser substituído pelo italiano Francesco Farioli.
Anselmi falou precisamente sobre a participação no Campeonato do Mundo de Clubes, que decorreu nos Estados Unidos da América entre os meses de junho e de julho, referindo que os seus jogadores não estavam preparados para a prova. Os azuis e brancos foram eliminados logo na fase de grupos em solo norte-americano.
"Sabíamos que o Mundial de Clubes era perigoso. O Mundial tem dessas coisas. Custou muito às equipas europeias ao início e, connosco, foi igual. Sabia que o primeiro jogo seria determinante. Mas também sabíamos que, com a situação em que estávamos, ia ser uma competição difícil para nós", começou por referir o treinador argentino.
"Os jogadores precisavam de descansar a cabeça. E não estou a dar desculpas... Foi uma temporada dura. As pessoas vão começar a entender. Eu gosto de entender o que estou a fazer mal para poder melhorar. E acredito que, para poder melhorar, tens de olhar para ti mesmo e dizer 'é isto que estou a fazer mal'. É preciso essa humildade. Durante o processo FC Porto fizemos muita coisa sem clareza suficiente. Algo que, no contexto da Europa e do clube, faz com que seja difícil melhorar", prosseguiu.
Martín Anselmi lembrou ainda o duelo contra o Inter Miami, de Lionel Messi, que terminou com uma derrota, por 2-1, para o conjunto azul e branco.
"Onde é que errámos? O (Luis) Suárez correu 10 quilómetros e 800 metros nesse dia. Com a idade que tem e com tudo o que ganhou, nenhum jogador nosso percorreu essa distância", vincou o técnico sul-americano.
Martin Anselmi rejeitou a ideia de que tenha sido "infiel" ao Cruz Azul, clube do México com o qual rescindiu para rumar ao FC Porto.
"Penso que não. Teríamos de ver aqui a definição de infiel. Era um desafio que não podíamos rejeitar. Até posso ser o vilão por ter ido para o FC Porto, mas não podem falar sobre a forma como fui, finalizou.
“Sabía que el primer partido en el Mundial iba a ser determinante”
— Clank.media (@clank_media) August 10, 2025
Martín Anselmi habló de la eliminación del Porto en fase de grupos del MdC.
Este lunes a las 18.30 hs no te pierdas la nota completa. pic.twitter.com/47fCoitfCL
Leia Também: Ex-treinador do FC Porto Martín Anselmi despede-se do "amigo" Jorge Costa
Leia Também: Pepê recorda polémica com Vítor Bruno: "Arrependo-me muito..."