O que nasceu 'torto' com Anselmi nunca se endireitou

O técnico argentino prepara-se para deixar o FC Porto pela 'porta pequena' do Estádio do Dragão, sem glória ou sequer 'arte' nos pouco mais de cinco meses em que esteve no comando técnico da equipa de futebol.

EAST RUTHERFORD, NJ - JUNE 23: Martin Anselmi head coach of FC Porto during the FIFA Club World Cup Group A Game against Al Ahly on June 23, 2025 at MetLife Stadium in East Rutherford, New Jersey.  Photo by Rich Graessle/Icon Sportswire via Getty Images)

© Getty Images

Lusa
01/07/2025 18:46 ‧ 01/07/2025 por Lusa

Desporto

FC Porto

O argentino Martín Anselmi prepara-se para deixar o FC Porto pela 'porta pequena' do Estádio do Dragão, sem glória ou sequer 'arte' nos pouco mais de cinco meses em que esteve no comando técnico da equipa de futebol.

 

A confirmação da saída será apenas um 'pro forma', depois de os 'dragões' terem hoje informado que iniciaram negociações com Anselmi para a cessão do contrato de trabalho que vigorava até 2027.

Contratado na última semana de janeiro para assumir a posição de Vítor Bruno -- que tinha sido rendido interinamente por José Tavares -, o argentino, de 39 anos, raras vezes evidenciou o propalado potencial que lhe era apontado e acabou por se envolver numa série de equívocos táticos e técnicos, insistindo, por exemplo, num sistema de três centrais que agravou os erros defensivos e não potenciou o processo ofensivo.

O caminho no Dragão começou 'enviesado', desde logo com a saída tumultuosa do Cruz Azul, seu anterior clube - o que originou um diferendo jurídico na FIFA -, e acabou por nunca se endireitar até ao capítulo final, face ao desempenho pobre no Mundial de clubes, em que os 'dragões' falharam a passagem aos oitavos de final.

O périplo pelos Estados Unidos durou somente duas semanas, redundando em dois empates, com Palmeiras (0-0) e Al Ahly (4-4), e uma derrota, com o Inter Miami (2-1). Com dois pontos alcançados no grupo, o FC Porto despediu-se como a pior equipa europeia entre as 12 que iniciaram a prova.

Anselmi deixa os 'azuis e brancos' ao fim de 21 jogos no banco de suplentes, em que somou 10 vitórias, seis empates e cinco derrotas, terminando a I Liga na mesma posição em que encontrou o clube, a terceira, mas a nove do segundo, Benfica, e a 11 do campeão Sporting, quando, em janeiro, no arranque da aventura em Portugal, os 'azuis e brancos' estavam em igualdade pontual com os 'encarnados' e a seis pontos dos 'leões'.

Pelo meio, viu o conjunto portista sair da Liga Europa, afastado pela Roma no play-off de acesso aos oitavos de final, e averbar uma goleada de 4-1 no seu reduto diante do rival Benfica, um resultado que deixou marcas profundas na relação com os adeptos, que, desde então, não calaram o seu desagrado e voltaram a manifestá-lo fortemente na Amadora (derrota por 2-0) e, mais recentemente, no regresso do plantel dos Estados Unidos.

Antes da chegada ao FC Porto, Anselmi tinha liderado os chilenos do Unión La Calera e os equatorianos do Independiente del Valle, acumulando com estes últimos quatro conquistas em menos de meio ano: Taça Sul-americana (2022), ao bater os brasileiros do São Paulo (2-0), Taça do Equador (2022), Supertaça equatoriana (2023) e Supertaça sul-americana (2023), no desempate por penáltis com os também brasileiros do Flamengo, de Vítor Pereira.

O argentino rumaria ao Cruz Azul perto do fim de 2024, elevando o nível competitivo do quarto clube mais titulado no escalão principal mexicano, ainda que sem conquistar qualquer troféu.

Entusiasta da metodologia do compatriota Marcelo Bielsa, Anselmi deixou dirigentes e adeptos do Cruz Azul agastados pela sua repentina saída ao fim de um empate e uma derrota no arranque do último 'Clausura', falhando de forma clara o sucesso na sua primeira incursão pelo 'velho continente'.

Leia Também: Oficial: FC Porto em negociações para demitir Martín Anselmi

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Filha de Victoria Beckham segue passos da mãe... na maquilhagem

Victoria Beckham

Filha de Victoria Beckham segue passos da mãe... na maquilhagem

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting39
2Moreirense39
3Sp. Braga26
4FC Porto26
5Benfica26
6Famalicão26
7Arouca34
8Casa Pia23
9Gil Vicente23
10Vitória SC33
11Rio Ave22
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional31
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela30
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Sobrevivência" é "o mais importante" para a chinesa Nio

carros elétricos

"Sobrevivência" é "o mais importante" para a chinesa Nio

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas