Martín Anselmi está prestes a deixar de ser treinador do FC Porto, anunciou, esta terça-feira, o clube nortenho em comunicado oficial à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
"A FC Porto - Futebol, SAD informa que iniciou negociações com o treinador Martín Anselmi para a cessação do contrato de trabalho desportivo que vigorava desde janeiro de 2025", pode ler-se na nota emitida.
A primeira experiência do técnico argentino, de 39 anos, no futebol europeu durou pouco mais de cinco meses, com este a não conseguir resistir à crise de resultados no emblema azul e branco. No total, foram 10 vitórias, seis empates e cinco derrotas em 21 jogos nas diferentes competições. Na I Liga, o FC Porto terminou em terceiro lugar, já depois de ter sido eliminado, ainda com Vítor Bruno, da Taça de Portugal e da Taça da Liga, enquanto na Liga Europa a equipa 'caiu' no play-off de acesso aos 'oitavos', diante da Roma, já com Anselmi ao comando.
O treinador argentino contou no FC Porto com Luis Pastur e Facundo Oreja como adjuntos, Diego Bottaioli como preparador físico e Dário Herrera e Diogo Almeida como treinadores de guarda-redes.
O fraco desempenho no Mundial de Clubes, nos Estados Unidos, motivou a 'radical' decisão do presidente André Villas-Boas, descontente com o futebol do coletivo azul e branco na competição. Os dragões não foram além do 3.º lugar no Grupo A, que juntava o Palmeiras, de Abel Ferreira, o Inter Miami, de Lionel Messi, e o Al-Ahly. O empate (4-4) com este último adversário, para a terceira e última jornada da fase de grupos, sentenciou Martín Anselmi no FC Porto. A 'pobre' qualidade do futebol e pouca evolução demonstrada no período durante todo este período são motivos para a dispensa do segundo treinador em pouco mais de um ano de mandato de André Villas-Boas.
Francesco Farioli é o escolhido para orientar a equipa em 2025/26 e a sua oficialização irá ocorrer em breve. Na época passada, o italiano orientou o Ajax, falhando a conquista do título, mas garantindo o acesso do emblema de Amesterdão à Liga dos Campeões.
A chegada de Farioli a Portugal deverá acontecer brevemente, antes do arranque dos trabalhos do plantel, no Olival, visando a época 2025/2026. Este terá como missão romper com a hegemonia do bicampeão Sporting no panorama nacional e também assegurar o regresso à Liga dos Campeões, fonte de receita importante para os azuis e brancos, que voltarão a competir na Liga Europa em 2025/26.
Leia Também: Oficial: FC Porto anuncia regresso de Fábio Vieira ao Arsenal